Nestes tempos em que encher o tanque do carro pode sair mais caro do que o churrasco do final de semana, todas as dicas para economizar são bem-vindas.
Ainda mais quando estamos falando da frota de uma autoescola, que precisa sair rodando todos os dias, faça chuva ou faça sol. Então, vale a pena usar alguns “truques” do bem para abastecer os veículos e evitar perdas. Acompanhe!
Então o barril do petróleo subiu de preço, depois baixou pela metade e não se viu qualquer diferença nos postos de combustível. Mas, sem que a gente precise discutir todas as normas e tendências do mercado, já deu pra perceber que é preciso encontrar formas de economizar e fazer o nosso dinheiro render mais.
O que causa maior gasto de combustível?
Todo motorista conhece alguns “macetes” que ajudam a economizar combustível durante viagens ou no trânsito em pleno congestionamento.
Arrancar com suavidade e sem acelerar demais, manter a velocidade constante, usar sempre as marchas certas e não fazer paradas bruscas ajudam.
O problema é que estamos falando sobre os veículos do CFC, onde os alunos ainda estão aprendendo noções básicas de direção e precisam treinar várias vezes os mesmos movimentos de arrancada, parada, estacionamento e baliza. Ou seja, o gasto de combustível e o desgaste de peças é maior – e não há como ser diferente.
Mas a conversa não para por aí: existem outros fatores que causam um maior gasto do combustível, como a calibragem incorreta dos pneus, falta de alinhamento e balanceamento regular.
Mas não fica só nisso. Há outros detalhes que você pode conferir neste artigo: Manutenção de veículos para autoescolas.
Truques para economizar ao abastecer os veículos do CFC
Se você ainda não ouviu falar de alguns truques ao abastecer os veículos que fazem a diferença na quantidade de litros que entra no tanque do carro, está na hora de conferir de perto quais são eles:
1. Melhores horários para abastecer os veículos
A temperatura do ambiente é sempre verificada no carregamento e na descarga de caminhões tanque nas refinarias e distribuidoras de combustível, para que seja feito um cálculo de volume que corresponda nas duas fases.
Nos períodos do dia em que a temperatura é mais baixa, como manhã e noite, a densidade da gasolina e do diesel será menor.
Isto significa que, se você abastecer o veículos logo cedo pela manhã, as chances de obter exatamente cada litro pelo que estiver pagando é maior, porque os tanques instalados em baixo da terra terão sido resfriados pela temperatura da madrugada.
O contrário acontece nas horas mais quentes do dia, como à tarde, quando as moléculas do combustível se expandem e você acaba levando menos em cada litro.
Veja também: Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) da frota do CFC
2. Encha o tanque devagar
Quando for abastecer, evite encher o tanque muito rápido, apertando a pistola ao máximo.
Quando a pistola solta combustível muito rápido, uma boa quantidade do produto vira vapor, que volta pela mangueira (surtidor) e cai no tanque do posto novamente.
O problema é que, neste ponto, o custo já foi contabilizado pela bomba e você acaba pagando pelo que não está levando.
3. Não espere esvaziar o tanque a menos da metade para abastecer
O combustível evapora mais rapidamente do que podemos imaginar. Isso acontece até mesmo quando deixamos um veículo parado na garagem e se agrava com o próprio balanço do carro enquanto rodamos.
O truque aqui é não deixar mais da metade do tanque sem combustível e, consequentemente, cheio de ar. Quanto mais espaço vazio, mais espaço e mais rápido evaporar o que você tem no tanque.
4. Não abasteça os veículos enquanto o posto estiver recebendo combustível do caminhão
No momento em que um posto de combustíveis estiver sendo reabastecido, o produto é jorrado nos tanques subterrâneos, mexendo com o líquido restante e soltando sedimentos que estavam assentados no fundo.
Se você abastecer os veículos neste momento ou logo após o posto receber o produto, todos estes resíduos irão pra dentro do tanque do seu carro. Por isto, evite abastecer neste momento e procure outro posto.
Estas dicas foram dadas por um trabalhador de uma refinaria de petróleo e por pessoas que lidam diretamente com transporte e/ou armazenagem de combustíveis.
Resta-nos experimentar cada uma delas e fazer os cálculos para identificar, a curto e médio prazos, o quanto foi possível economizar.
E você, tem alguma dica interessante para economizar combustível no seu CFC? Comente e compartilhe suas experiências conosco!