Que um sistema para autoescola melhora muito a gestão de um Centro de Formação de Condutores, todo empreendedor do ramo já sabe. Agora, se você ainda tem dúvidas do que levar em conta na hora de escolher um ERP, confira 8 coisas que um bom software de gestão para autoescola deve fazer pelo seu CFC.
O dia a dia de um Centro de Formação de Condutores é extremamente agitado. São compromissos que envolvem atendimento aos alunos, agendamento de aulas práticas e provas, formação e gestão das turmas de aulas teóricas, agenda dos instrutores, além de toda a rotina normal de uma empresa: gestão de recursos humanos, financeiro, contábil e mais o controle de frota.
Ufa! Mas quase 100% das pessoas que trabalham em um CFC simplesmente amam essa rotina nada entediante.
Qual o papel de um sistema para autoescola?
Um sistema para autoescola tem um papel bastante importante na administração da empresa: ajuda a colocar a rotina do CFC em ordem com simplicidade e segurança. Isso significa ganho de tempo, controle total e diferenciação perante a concorrência.
Mas, para tudo correr bem, é preciso escolher o melhor software de gestão para CFC. Por isso, separamos 8 coisas que ele deve fazer pelo seu CFC. Confira:
1. Controle Financeiro
Sem uma boa gestão financeira, nenhum negócio vai pra frente. Um sistema para autoescola deve oferecer um controle de caixa claro e objetivo, pra começar.
Depois disso, você tem acesso a um controle efetivo de todas as receitas e despesas devidamente organizadas e separadas por categorias.
Você pode, também, conferir se os alunos pagaram as aulas antes de providenciar o agendamento delas, emitir relatórios de faturamento para analisar índices de gestão, saber é hora de investir ou segurar despesas e contar com muitas outras facilidades para uma gestão financeira de qualidade.
2. Controle de agendamentos e horários das aulas
O sistema para autoescola precisa contar com módulos para controle de aulas do CFC, de forma que seja possível aproveitar horários, veículos e instrutores com eficiência.
Isso ajuda a evitar desperdícios com horas extras por pura falta de planejamento. Também é possível imprimir agendas e relatórios de aulas realizadas ou a realizar com rapidez e confiabilidade total.
3. Eficiência no atendimento
O sistema para autoescola permite melhorar significativamente a qualidade do atendimento. Dentre as tarefas deste módulo estão a emissão e controle do histórico do aluno em tempo real e a gestão da rotina de atendimento a clientes com informações claras e objetivas.
Com a organização dos dados disponíveis na tela, fica fácil conquistar novos clientes através de uma excelente primeira impressão.
4. Gestão comercial
O sistema para CFC também deve promover um controle efetivo das vendas e contratos gerados, incluindo aqueles que, por qualquer razão, tenham sido cancelados.
Os relatórios detalhados e resumidos das vendas também é extremamente importante para que o gestor do CFC tenha uma visão ampla e confiável do negócio, a fim de planejar as estratégias de vendas.
5. Controle de frota
O software de gestão para CFC deve ajudar você a fazer o controle de frota com eficiência. Nisso, incluem-se funcionalidades como: gerenciamento das despesas com os veículos, abastecimentos e média de combustível, controle de manutenções preventivas, corretivas e de pneus, emissão de relatórios e checagem de dados.
Assim, o gestor do CFC consegue manter a frota em dia gerando renda para a empresa com economia e diminuição de gastos.
6. Controle do patrimônio
Outra funcionalidade extremamente importante de um sistema para autoescola é o controle do patrimônio da empresa. Nisso, incluem-se os valores que a autoescola já investiu em cada setor e o controle de bens. Também deve permitir a geração de relatórios sobre a depreciação mensal para que o gestor possa se programar para novos investimentos.
7. Cadastro e bancos de dados
Neste módulo, um sistema para autoescola deve permitir a manipulação de tarefas rotineiras do CFC através da geração de bancos de dados completos a respeito de fornecedores, alunos e colaboradores.
Isso agiliza a administração do negócio, diminui a papelada e evita a perda de dados importantes.
8. Acesso controlado
Por último, mas não menos importante, vem a questão do acesso ao sistema. O software de gestão para autoescola deve permitir a criação de diferentes níveis de acesso aos usuários, ou seja, as telas do sistema devem ser liberadas para cada setor e não ficarem abertas para todos os colaboradores indiscriminadamente.
Por exemplo: quem trabalha no setor de atendimento, não tem acesso às telas do setor financeiro. Outra questão importante é a gravação das ações realizadas por cada usuário, permitindo ao gestor ter controle total e abrangente sobre tudo o que acontece no dia a dia da sua autoescola.
Além de todas estas funcionalidades, apesar de ser robusto e abrangente, o sistema para autoescola precisa ser prático e simples de usar, sem excesso de módulos que não tenham relação direta com aquilo que o CFC realmente precisa para se manter bem organizado, eficiente e competitivo no mercado.
Agora que você conhece 8 coisas que um sistema para autoescola precisa fazer pelo seu CFC, conte-nos qual delas você considera a mais importante para a gestão da sua autoescola. Deixe o seu comentário!
Gostaria de saber como conseguir está ferramenta de gestão eficiente.
Olá, Célio!
Obrigado pelo interesse no software para autoescolas GestorCFC.
Acesse aqui para conhecer uma apresentação resumida do nosso sistema e solicitar o contato de um consultor (sem compromisso) que vai tirar todas as suas dúvidas e apresentar a melhor solução para o seu CFC.
Aguardamos você.
Abraços da Equipe GestorCFC!