Apesar de ainda ser pouco levada em conta, a manutenção preventiva é tão importante quanto qualquer outra.
Afinal, mesmo que tivéssemos os melhores condutores do mundo na direção, fatores externos como a má conservação das vias públicas acabam desgastando peças importantes para o bom desempenho dos veículos.
Quer se precaver e economizar? Então veja 5 motivos para fazer a manutenção preventiva dos veículos do seu CFC.
Por que fazer a manutenção preventiva da frota do seu CFC?
Realizar regulagens e ajustes periódicos nos veículos são ações da manutenção preventiva e isso faz toda a diferença no faturamento gerado por cada veículo no final do mês.
Com esse tipo de manutenção, você evita que um carro, moto ou veículo de grande porte (como ônibus e caminhões para treinamento) acabe “quebrando” e fique parado na oficina.
A manutenção preventiva da frota da autoescola melhora a conservação dos veículos e evita problemas maiores, como o aumento de gastos quando é preciso corrigir vários itens de uma vez só.
Quais serviços envolvem a manutenção preventiva
A manutenção preventiva envolve serviços como:
- Revisão da parte elétrica e mecânica dos veículos
- Troca de óleo
- Lavagens
- Lubrificação
- Troca ou revisão de itens e equipamentos
Com um bom controle de frota, sua autoescola poderá se programar para fazer este tipo de manutenção de forma programada, sem que isso comprometa o atendimento.
E além disso, poderá evitar gastos maiores, já que uma peça funcionando mal, pode afetar outras quando não agimos em tempo hábil.
Veja também: Como fazer o controle mensal das despesas da frota do seu CFC
Motivos para fazer a manutenção preventiva
Executar a manutenção preventiva da frota da autoescola otimiza os custos com a gestão, já que garante uma vida útil mais longa para os veículos.
Também reduz as horas ociosas e melhora o fluxo de caixa, pois a frota é uma de suas principais ferramentas de trabalho.
Veja, a seguir, 5 motivos para fazer a manutenção preventiva dos veículos seu CFC, de acordo com as dicas de especialistas em controle de frota:
Motivo 1 – Economia e melhor desempenho dos veículos
Alguns componentes como velas de ignição e filtro de ar ou óleo podem elevar consideravelmente o consumo de combustível se não estiverem funcionando adequadamente. Com todas as peças trabalhando perfeitamente, o desempenho de rodagem e a economia de combustível fazem diferença no caixa da empresa.
Motivo 2 – Vida útil mais longa
Na manutenção preventiva, é possível verificar a hora certa de trocar alguma peça ou fazer a troca de óleo, por exemplo. Assim, o motor ‘agradece’ e o veiculo, como um todo, dura mais.
Motivo 3 – Redução do tempo ocioso
Quando é preciso deixar o veículo na oficina por mais tempo para consertar vários problemas acumulados, o tempo que ele deixa de trabalhar é maior. A manutenção preventiva é, como o próprio nome sugere, uma “prevenção” contra perda de dinheiro com veículos parados.
Motivo 4 – Mais segurança para alunos e instrutores
Nem é preciso falarmos muito sobre importância deste motivo, afinal, é o nome da sua autoescola que presente está nas ruas, sendo representado pela qualidade e segurança dos seus veículos.
Motivo 5 – Melhor controle da frota
Quando a empresa costuma fazer a manutenção preventiva, fica claro que os gestores tem em mãos todos os dados a respeito dos veículos. Isso inclui até relatórios sobre troca e numeração de pneus, despesas com lavagens e troca de óleo, dentre outros serviços.
Este controle evita falhas e desvios, garantindo muito mais tranquilidade para a sua gestão e um controle financeiro eficaz.
É possível identificar e resolver problemas que podem causar um desgaste maior de peças e também descobrir quais são os principais focos de gastos, encontrando soluções preventivas que ajudem a minimizar essas ocorrências.
Veja também: Como calcular o Retorno sobre Investimento da frota do seu CFC
Apesar de alguns gestores ainda acreditarem que a manutenção preventiva eleva os custos com a frota, podemos observar que ocorre justamente o contrário, já que é por meio deste tipo de manutenção que se obtém mais eficiência e redução de custos.
E você? Já sabia o quanto a manutenção preventiva ajuda no controle de custos da frota? Sua autoescola já vem adotando esta prática? Conte-nos sua opinião sobre o assunto nos comentários!