Não há como negar que o WhatsApp entrou de vez na vida de muita gente. O aplicativo de comunicação instantânea deixou de ser apenas uma ferramenta de contato com a família e os amigos e passou a fazer parte das estratégias de vendas de muitas empresas. Quer saber como aproveitar o WhatsApp para se relacionar com os clientes do seu CFC? Contamos tudo nas próximas linhas.
O WhatsApp é um dos principais aplicativos de comunicação rápida e segura entre os brasileiros através do celular, permitindo a troca de mensagens de texto, áudio, vídeos e o compartilhamento de fotos.
Como grandes consumidores de tecnologia, os brasileiros cada vez mais vem apreciando a comodidade de serem atendidos praticamente em tempo real quando compram um produto ou serviço.
Pensando nisso, se a sua autoescola ainda não utiliza o WhatsApp para captar e manter os clientes, está mais do que na hora de começar.
Vantagens de usar o WhatsApp para se relacionar com os clientes
Dentre as principais vantagens de usar o app de comunicação instantânea para se relacionar com os clientes da sua autoescola, podemos destacar:
1. Todo mundo usa
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado atualmente no Brasil. Em pouco tempo, tomou o lugar do SMS e se transformou no maior distribuidor de mensagens de texto.
Além disso, o app funciona em todos os sistemas operacionais dos smartphones, o que o torna super popular. Isto quer dizer que é muito provável que a maioria dos clientes do seu CFC o utilizem diariamente.
Veja também: [Infográfico] 8 motivos para sua autoescola ter um aplicativo
2. Não precisa usar só texto
O aplicativo oferece diversos recursos para o envio de mensagens de texto, imagens, áudio e vídeo sem restrição de tamanho e sem limitar um número máximo de mensagens por dia, nem a quantidade de pessoas que poderão recebê-las.
Isso tudo o torna uma excelente ferramenta para comunicar novos serviços, enviar lembretes, anúncios, promoções e novidades para seus clientes.
3. É tudo imediato
Quando a empresa divulga o número do WhatsApp no site, rede social ou em panfletos, permite que o cliente chegue até ela mais rapidamente. É como mencionamos no início do artigo: os brasileiros gostam, cada vez mais, da comodidade de serem atendidos rapidamente.
Quando as mensagens são enviadas e lidas em tempo real, forma-se um relacionamento mais estreito com os clientes e o retorno disso é imediato para a empresa.
Enquanto alguns negócios ainda estão fora deste tipo de comunicação instantânea aprimorada pela tecnologia, as empresas mais atentas estão captando mais clientes.
4. O custo é quase zero
Você sabe quanto custa para usar o WhatsApp? Apenas 1 Dólar POR ANO. Mas, segundo sabe-se, quase ninguém chegou a pagar sequer um centavo para o aplicativo até hoje.
Isto quer dizer que aproveitar o aplicativo para campanhas de marketing e relacionamento da sua autoescola tem um custo quase nulo.
Como usar o WhatsApp da autoescola
Se você tem dúvidas de como usar o aplicativo de forma profissional para alavancar as vendas e o relacionamento com os clientes do seu CFC, veja algumas dicas:
1. Qual número de Whatsapp devo usar para conversar com clientes?
Em primeiro lugar, evite usar um número particular, pois seu cliente pode ser uma pessoa desconhecida. Tenha um aparelho e um chip com número exclusivo para a empresa.
Se depois deste primeiro contato e, formado um relacionamento mais estreito com seu cliente, provavelmente não há problemas em passar seu número pessoal para que ele se sinta privilegiado em ser atendido diretamente por você.
Veja também: Whatsapp Business: vantagens para sua autoescola
2. Como responder as mensagens?
O WhasApp da empresa funciona como um SAC. Portanto, estabeleça um horário de atendimento, preferencialmente no mesmo período em que a autoescola está aberta (horário comercial).
Outra dica interessante é usar a versão do aplicativo para Web, próprio para ser acessado no computador, facilitando bastante a digitação das respostas e o envio de imagens promocionais.
3. Como promover a autoescola no Whatsapp?
A técnica de marketing no aplicativo é a mesma das redes sociais, ou seja, nunca envie Spam, vídeos e piadas ofensivas, nem publicidade abusiva. Um contato de celular é algo muito pessoal e, se o cliente lhe passou seu número, é porque confia em você e na sua empresa.
Você pode criar um Grupo no aplicativo para envio de mensagens em massa aos clientes que querem receber as novidades do seu CFC. Enviar mensagens como promoções uma vez por mês, por exemplo, faz com que fiquem satisfeitos em fazer parte da sua lista de contatos.
E você, já utiliza o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil para promover sua autoescola? Gostaríamos de saber como tem sido sua experiência e se você tem alguma dúvida. Comente!