Ter um plano estratégico para autoescola demonstra a preocupação com o futuro do negócio. Afinal, quando não se sabe onde quer chegar, fica difícil definir o melhor caminho. Acompanhe, nas próximas linhas, como traçar um plano estratégico para o seu CFC de maneira simples.
Atualizado em fevereiro 2018
Quando tomamos a decisão de traçar um planejamento estratégico para a empresa, devemos considerar três fases fundamentais:
- Qual é o propósito ou posicionamento que queremos atingir;
- Quais serão as metas a cumprir;
- Como se dará a execução e revisão dos passos.
Mas fique tranquilo a respeito dessa lista. Vamos ver juntos,a seguir, os detalhes de cada parte do seu plano estratégico para autoescola:
1. O Propósito do Plano Estratégico para autoescola
O propósito do planejamento estratégico para autoescola é o primeiro passo porque é, através dele, que conhecemos um posicionamento claro a respeito de onde a empresa quer chegar ou, o que se quer dela.
A partir da definição do propósito é que serão estabelecidos os objetivos e metas nos próximos passos. Seguindo a metodologia de planejamento, é preciso definir 3 itens principais:
- Missão: qual é o propósito da empresa?
- Visão: onde quer estar ou o que deseja alcançar no futuro?
- Valores: quais são os comportamentos desejados ou praticados pela organização?
Nesta fase, você pode simplificar e agregar os 3 itens em uma única frase, de modo que fique mais fácil para todos entenderem e nortearem o cotidiano da autoescola com base nela. Veja um exemplo:
“Formar condutores conscientes através da prestação de serviços com ética, responsabilidade e dignidade para um trânsito mais humano, educado e seguro.”
Agora vejamos o passo a passo do seu plano estratégico para autoescola:
1.1) Crie um planejamento participativo
Criar um planejamento participativo significa contar com a participação de toda a sua equipe. Assim, todos poderão trocar opiniões e estarão comprometidos com as suas decisões, além de mais dispostos a alcançar as metas definidas.
Caso o processo de reunir a equipe pareça muito complicado, você pode nomear uma pessoa ou mesmo uma equipe para cuidar do plano estratégico para seu CFC.
1.2) Eleja o diferencial da sua autoescola
Nesta etapa, são definidos os desafios que a equipe deverá vencer, ou seja, qual será o diferencial do CFC ou suas vantagens competitivas frente ao mercado. Para encontrar uma vantagem competitiva da sua autoescola, pense em algo que seja:
- Raro (não são todos os concorrentes que fazem);
- Valioso (faz o cliente ter desejo de fechar negócio);
- Inédito
- Insubstituível
1.3) Desafie-se!
De nada adianta criar um plano estratégico se for para manter seu negócio exatamente onde ele já está. Por isso, desafie sua autoescola e equipe a vencer desafios para estar sempre um passo à frente.
2. As metas do plano estratégico para autoescola
Nesta fase, é hora de elaborar as metas e objetivos do plano estratégico para autoescola. Para começar, defina as áreas de interesse (financeiro, vendas, recursos humanos, etc) e os indicadores que devem ser alcançados.
Por exemplo: atingir um número “x” de vendas em determinado período ou, na área financeira, atingir o percentual “Y” de lucratividade. Para traçar melhor cada objetivo, vale a pena conhecer e aplicar o conceito da ferramenta SMART:
- S = Specific (específico): seja específico no que deseja atingir;
- M = Mensurable (mensurável): obtenha indicadores que permitam medir os resultados;
- A = Attainable (atingível): não adianta ter uma meta maior do que o negócio é capaz de atingir
- R = Relevant (relevante): os objetivos devem ser relevantes e estar alinhados com a realidade da empresa
- T = Time-Bound (tangível/tempo): determine o tempo para iniciar e terminar cada ação
Exemplo: uma empresa cria o plano estratégico para aumentar o faturamento anual em 12%. Seguindo a ferramenta SMART, podemos dizer que a meta é:
- Específica: aumentar o faturamento
- Mensurável: 12%
- Atingível: sim, levando em conta que já cresce a 10% ao ano e, portanto, pode chegar aos 12%
- Relevante: 12% irá representar um crescimento maior do que nos últimos 3 anos
- Tangível/Tempo: a meta começou em janeiro deste ano e termina em janeiro do ano que vem
3. Execução do plano estratégico para autoescola
Este é o último passo do planejamento estratégico e é onde começa a execução de tudo o que foi planejado para que os objetivos se concretizem.
Um dos métodos mais importantes para o controle de ações no planejamento estratégico é utilizar a metodologia 5W2H. Parece complicado? Então veja o que significa cada item desta metodologia na prática:
- What (o quê): Aqui, se define a tarefa a ser executada ou problema a solucionar?
- Why (por quê): Qual o sentido ou vantagem de executar a tarefa?
- Who (quem): Quem fica responsável pela realização da tarefa?
- When (quando): Qual o período de tempo (início e fim) para realizar a tarefa?
- Where (onde): Qual o local onde a tarefa será realizada?
- How (como): Como a ação será executada?
- How Much (quanto): Haverá custo para realizar a tarefa?
É claro que você pode escolher apenas as perguntas mais importantes para preencher e, assim, não precisa responder a todas elas. Com o tempo, você pode ir se ajustando.
Depois da execução do plano estratégico para autoescola, ainda é preciso revisar as ações tomadas. Afinal, nem tudo o que é planejado segue 100% os rumos que gostaríamos no prazo definido ou dentro do orçamento estipulado.
Algumas vezes, também, a realidade da empresa pode mudar de uma hora pra outra e é preciso adequar o plano estratégico rapidamente. Por isso é tão importante revisar as metas e ações periodicamente.
Leitura relacionada: Por que ter um Planejamento Estratégico Pedagógico no seu CFC
A frequência de revisões do plano estratégico para autoescola varia de acordo com cada empresa, por isso algumas optam pela revisão semanal, mensal ou trimestral.
Seguindo uma metodologia eficiente e tendo disciplina, não há dúvidas que sua autoescola seguirá por um caminho muito mais seguro e com melhores perspectivas para o futuro.
E você, já fez o plano estratégico do seu CFC? Quais metodologias tem usado? Comente e compartilhe suas experiências conosco!
bom conteudo. espero q consiga colocar em prática.
Olá, Franzé.
Acreditamos que você e sua equipe conseguem. Vale a pena tentar.
Bom trabalho e sucesso!
Abraços.
Muito bom. Vou me organizar e aplica.
Olá, Macedo.
Bom trabalho e sucesso!
Grande abraço da equipe GestorCFC.
Gostei bastante. Estou iniciando com o credenciamento p montar um CFC. Qualquer novidade na área, me envia.
Obrigado…