A concorrência é algo que sempre preocupou os empreendedores, e isso não é diferente no setor de autoescolas. Mas, como lidar da melhor forma com a concorrência no CFC, virar o jogo de maneira honesta e ainda continuar ganhando clientes? Acompanhe as próximas linhas e descubra 5 formas de transformar esse desafio em boas oportunidades.
A concorrência faz parte da história humana e inevitavelmente é aplicada ao mercado, uma vez que os segmentos são compostos de propostas de negócios semelhantes e tem o mesmo objetivo: ganhar clientes.
Neste ponto, o diferencial para o empreendedor estará em encarar esse desafio e, a partir dele, aprender a lidar com a concorrência. Numa visão mais estratégica do assunto, alguns passos são importantes para conduzir as ações e ganhar clientes. Vejamos:
1. Primeiro conheça o seu adversário
Pesquise questões como qualidade, atendimento, formas de pagamento, estrutura, além de outros pontos e diferenciais importantes para o setor de autoescolas.
O interessante desse passo é que, ao conhecer melhor seu concorrente, automaticamente você estará conhecendo sua própria autoescola mais a fundo.
Para cumprir esta tarefa, faça comparações de pontos fortes e fracos entre os seus concorrentes e o seu próprio negócio e, então, perceba com clareza em qual posição sua empresa está.
Há técnicas e ferramentas de gestão para auxiliar nesse processo. Um bom exemplo é a ferramenta Análise Swot que produz um cruzamento de forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, apresentando um o resultado bem completo.
Também é importante lembrar que existem concorrentes diretos e indiretos. Nessa classificação incluem-se empresas que vendem o mesmo produto/serviço e empresas que trabalham com produtos/serviços substitutos, respectivamente. Se for o seu caso, inclua os dois tipos de concorrentes.
2. Evite guerras de preços com a concorrência
O valor de um produto ou serviço muitas vezes é ditado pelo próprio mercado, ou seja, é uma média do que se pratica naquele segmento.
Entrar numa guerra de preços no seu CFC significa cobrir outras ofertas incansavelmente, produzindo uma desvalorização do serviço, com consequente perda da qualidade das operações.
Assim, será preciso vender muito mais para ganhar um valor menor. Além de prejudicar a parte operacional, essa postura também afeta a imagem da empresa.
Escolha onde deseja estar: posicionado pelo preço ou pela qualidade do seu CFC?
3. Aprenda com exemplos ao seu redor
Experiências positivas ou negativas são sempre bem-vindas. Observar o que outros empreendedores tem feito e os resultados alcançados por eles pode ser inspirador.
Não é necessário inventar a roda para criar uma estratégia de sucesso., Há exemplos nacionais e internacionais de empreendedores que muitas vezes partiram com poucos recursos para uma trajetória surpreendente.
A técnica de aprender com exemplos também é válida para evitar erros. Observe a simples situação de uma curva na estrada que causa frequentes acidentes e reflita se de fato é positivo aprender ou não com exemplos.
4. Seja ético diante da concorrência
Ao planejar as ações para sua autoescola, utilize todo o cenário levantado, mas não ultrapasse os limites importantes para um bom convívio. O foco é a sua autoescola, por isso concentre as energias em melhorar seu desempenho e alimente tal sentimento em seus colaboradores.
Há um bom recurso que pode ser adotado, também: Empresas que concorrem num mesmo segmento podem compor parcerias para lutar unidas por direitos ou maior visibilidade.
5. Esteja sempre alerta
Por mais que a postura de sua autoescola seja elogiável, eventualmente ela poderá estar frente à concorrentes que utilizam práticas desleais.
Nesse caso, algumas medidas extras poderão ser necessárias, mas mantenha o equilíbrio e essência de sua empresa apesar desse tipo de desafio. Uma boa estratégia é fortalecer a relação com seus clientes planejando ações inteligentes de marketing e relacionamento.
Mediante o mapeamento dos concorrentes que o seu CFC possui e buscando um melhor conhecimento sobre as estratégias que eles utilizam, o seu posicionamento torna-se muito mais seguro e assertivo.
Com base em todas as informações que coletar sobre a concorrência, poderá inclusive encontrar um nicho de mercado ainda pouco explorado ou uma lacuna no atendimento de clientes que pode se tornar um serviço diferenciado.
E você, o que achou destas 5 formas de lidar com a concorrência no CFC? Tem alguma dica que gostaria de mencionar para enriquecer o tópico? Deixe seu comentário!
Excelentes dicas para os CFCs saírem da concorrência predatória e alcançarem o sucesso!
Gostei muito, vamos aplicar no nosso CFC.
Carlos
Magé – RJ
Obrigado, Carlos!
Ficamos felizes que tenha gostado deste artigo.
Realmente lidar com a concorrência pode ser um grande desafio. Mas com as ferramentas certas, sua autoescola tem tudo para vencer e se destacar.
Bom trabalho, sucesso e até a próxima!
Abraços da Equipe GestorCFC!