O site da sua autoescola tem um papel fundamental para garantir as vendas, principalmente nesse período de distanciamento social que estamos vivendo. Mas você sabe como tirar melhor proveito dele? Pra começar, é preciso encarar a realidade de que ter um site se tornou algo essencial. Você até pode estar se perguntando: “mas por quê?”, se hoje o seu principal canal de contato com o aluno é o Whatsapp… Aí é que está o erro. Então vamos tirar essa dúvida nas próximas linhas.

Se sua autoescola já atende pelo Whatsapp, isso é um bom começo. Já mostra que você se preocupa em facilitar o contato com pessoas interessadas nos seus serviços. Por outro lado, usar apenas esse serviço de mensagens instantâneas pode não fazer o mesmo sentido para o seu aluno ou para alguma outra pessoa que queira contratar um serviço de habilitação.

Lembre que, na maioria dos casos, as pessoas não tem seu número gravado no celular delas. Então, é muito provável que farão a primeira pesquisa na internet, nem que seja para buscar o número para contato com o seu CFC. Por isso é que sua autoescola precisa ter uma presença online.

O quanto as coisas mudaram de 2008 pra cá

A Pesquisa TIC Domicílios 2019 realizada pelo Cetic.br (Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, revela que três em cada quatro brasileiros acessam a internet diariamente.

Isso equivale a 134 milhões de pessoas, ou seja, 75% dos brasileiros estão conectados. Agora veja o quanto evoluímos: em 2008, esse índice era de apenas 34%. Percebe o quanto as coisas mudaram de lá pra cá?

Há outros números interessantes nessa pesquisa, mas só com esses que você viu agora, já pode perceber o quanto é importante usar o site da sua autoescola de uma forma otimizada e a favor do seu negócio.

Hoje em dia não resolve ter uma página na internet, com uma foto da fachada da empresa e um número de telefone pra pessoa entrar em contato se tiver interesse. Em 2008 isso até que funcionava, mas o consumidor amadureceu e hoje ele não se convence com algo tão simples assim…

Como tirar o máximo proveito do site do seu CFC

site-autoescola-ajudar-alunos-com-conteudo

Levando em conta o cenário de incertezas causadas pela pandemia, você precisa explorar maneiras de continuar mantendo contato com seus alunos. Isso inclui levar informação e conteúdo que mantenha o relacionamento vivo nesse período, e que fortaleça ainda mais o vínculo deles com o seu CFC.

Quando esse distanciamento social acabar, a comunicação pela internet vai continuar precisando ser ágil e interessante. Ter um bom trabalho da sua “presença online” é algo que veio pra ficar e deve se aperfeiçoar cada vez mais.

Pra te ajudar a tirar o máximo proveito do site da sua autoescola, vamos destacar alguns pontos importantes:

1. Mantenha tudo atualizado

Você não quer passar a impressão de que sua empresa “fechou” durante a pandemia, certo? Mesmo com o distanciamento social, o site pode e deve continuar sendo atualizado. Você não precisa se deslocar pra isso, basta acessar a internet e mãos à obra.

Mantenha a sua página atualizada, ofereça dicas e conteúdos preparatórios para o seus alunos. Isso pode ser uma forte estratégia! Assim, quando seu CFC retomar aos atendimentos, seu aluno estará mais preparado para dar continuidade ao processo e satisfeito com a sua colaboração durante a fase de preparação.

Veja também: Que tal preparar seu CFC para o novo mercado que o espera?

2. Ofereça informações claras e fáceis de encontrar no seu site

Os serviços oferecidos devem estar com as informações completas, de fácil compreensão para os seus alunos. Isso facilita caso ele esteja buscando informações sobre alguma categoria em específico, evitando frustrações.

Quer ver um exemplo? Pense da seguinte forma: imagine que você deseja comprar um produto pela internet e começa a realizar as buscas por fornecedores.

  1. No primeiro site visitado, você encontra uma foto do produto e o preço de venda. Para saber mais, terá de entrar em contato com a central de atendimento por telefone;
  2. No segundo site visitado, você encontra fotos do produto, especificações claras e detalhadas, o preço, as formas de pagamento aceitas, as formas de contato (por chat, telefone, Whatsapp).

Provavelmente, você vai optar por comprar no segundo site, já que ele esclareceu tudo o que era necessário sem que você precisasse dedicar tempo tirando dúvidas básicas por telefone. Isso é o que qualquer consumidor faria e é o que seu potencial aluno faz também.

3. Facilite o contato por vários canais

É difícil acreditar que, em pleno 2020, ainda existem empresas que só atendem por telefone ou pessoalmente. Com certeza elas perdem muitas oportunidades de negócio, pois hoje é tudo mais dinâmico.

Ative os canais para contato, como e-mail e Whatsapp. Disponibilize no seu site uma área do aluno, para que ele possa acessar com login e senha, a fim de consultar como anda seu processo a qualquer momento, sem depender do atendente pra isso.

Veja também: Geomarketing: onde estão seus alunos e quem são seus concorrentes?

4. Destaque ofertas e promoções do jeito certo

O site do seu CFC também serve muito bem para divulgar ofertas especiais, condições diferenciadas e até mesmo algo relacionado às categorias que você oferece que o diferenciam do seu concorrente.

Uma dica para essas chamadas é para que elas sejam inseridas como banner do seu site, desta forma podem se tornar ainda mais atrativas e com maior visibilidade, pois estarão em destaque.

Lembre que o site da sua autoescola é a principal porta de entrada dos seus atuais e futuros alunos. É como se o seu CFC estivesse com as portas abertas  24 horas por dia, sete dias por semana.

Veja também: Como colocar o site da autoescola na primeira página do Google

O que fazer se você tem (ou não tem) o SiteCFC

Se você possui o SiteCFC conosco, já conta com a maioria (ou com todas) as ferramentas e estratégias que viu neste post. Mas como tudo sempre pode ser ainda melhor, entre em contato pelos canais de atendimento ao cliente e entregaremos mais dicas de como você pode explorar os recursos do seu site. Nós estaremos a disposição para lhe auxiliar e organizar um treinamento se necessário.

Se você não tiver o site conosco, sem problemas! Entre em contato com o administrador do seu site e solicite informações de como você pode explorar ainda mais os recursos oferecidos, levando mais informação e agilidade no atendimento aos seus alunos. Se quiser falar com nossa equipe para conhecer o SiteCFC melhor, basta nos chamar no Whatsapp.

E então, preparado para melhorar a experiência dos seus atuais e futuros alunos através do site da sua autoescola? Deixe um comentário!

 

| Newsletter

Gostou desse artigo? Inscreva-se para receber os próximos em primeira mão, gratuitamente no seu e-mail.