A cultura organizacional da autoescola está influenciando diretamente seus negócios, você sabia? Entenda porquê.
A cultura organizacional de uma empresa constitui aquele conjunto de comportamentos e normas que, tendo sido fixadas ou mesmo não tendo sido escritas, demandam a observação dos colaboradores e funcionários.
Tais prescrições podem incluir valores, práticas, técnicas, hábitos diversos, entre outros fatores que identificam o “modo de ser” e o “espírito” daquela instituição.
Será que a cultura organizacional da autoescola influencia em sua administração e em seu sucesso com seu público alvo? É sobre o que vamos comentar nas linhas abaixo.
Uma cultura de qualidade é muito mais do que uma boa infraestrutura
A estrutura básica de um Centro de Formação de Condutores (CFC) poderá conter uma recepção, uma sala administrativa, sanitários e uma ou mais salas para as aulas teóricas e exibições de conteúdo, dentro das quais seriam distribuídas as máquinas e os equipamentos necessários.
Além dessas áreas, é óbvio que o patrimônio da empresa deverá proporcionar os carros destinados para as aulas práticas.
Só que ter instalações adequadas e a quantidade suficiente de veículos em bom estado não são os únicos fatores necessários para que o CFC obtenha êxito e colha uma imagem de excelência entre seus eventuais clientes.
É preciso que exista um excepcional sistema de gestão e também uma comunicação rápida e eficaz entre colaboradores e alunos. E tudo isso tem a ver com a cultura organizacional da autoescola que todos se propõem a seguir.
Para a cultura organizacional da autoescola funcionar é preciso ter integração
Antes de tudo é preciso que o setor administrativo da autoescola tenha um controle de alto nível de competência de todas as atividades relacionadas com a prestação dos serviços educacionais, financeiros e operacionais.
Quanto mais as rotinas forem informatizadas, como os cadastros, os registros de aulas, os cronogramas de exames marcados e contas a pagar, entre outras circunstâncias, mais bem administrada será a empresa.
Isso porque um controle tão minucioso, de fácil acesso e verificação, permitirá que sejam elaborados relatórios, agendas e históricos com tamanha precisão, que ao mesmo tempo as chances de haver erros diminuirão e o desempenho como um todo aumentará.
Se a cultura organizacional da autoescola possibilita que todos os funcionários trabalhem com igual energia, seguindo os mesmos comportamentos e valores, em maior integração das equipes, sejam eles diretores, professores ou atendentes-secretárias, é viável acreditar que seu CFC tenderá a crescer como empresa.
Ou seja, você terá um negócio mais transparente, e possivelmente vai reduzir os custos, otimizar o tempo de algumas tarefas essenciais e também possibilitar um real aumento dos lucros.
Veja também: 8 coisas que um sistema para autoescola deve fazer pelo seu CFC
A cultura organizacional pode (e deve) influenciar positivamente
Para que a cultura organizacional da autoescola que seja benéfica ou e consiga influenciar positivamente sua autoescola, é preciso incentivar seus funcionários a compartilhar dela. Ela precisa ser construtiva, edificadora. E, evidentemente, como chefe, é preciso dar o exemplo e também participar de modo ativo e coerente com ela.
A organização, o planejamento e a realização das atividades de uma autoescola são fatores diretamente entusiasmados pela cultura organizacional da empresa, o que traz consequências imediatas na maneira de realizar os negócios, de conquistar mais clientes e de desenvolver sua performance.
Logo, para conseguir alcançar suas metas como empreendedor, é importante que seus colaboradores mergulhem de cabeça em uma cultura organizacional dinâmica, bem estabelecida e motivada.
Como está a cultura organizacional da autoescola e a administração de seu CFC? Já parou para pensar nessa relação?