Conquistar novos clientes é a meta de quase todas as empresas. Porém, mais importante que isso é conseguir reter os clientes antigos.
São eles que retornarão à sua empresa sempre que precisarem e que indicarão os seus serviços para amigos e familiares através da famosa publicidade boca a boca.
Mas apesar da importância, essa tarefa pode não ser das mais fáceis. Para te ajudar, listamos algumas dicas imbatíveis!
Treine seus funcionários
Quando se fala em vender serviços, treinar os funcionários se torna uma das tarefas mais vitais para o sucesso da empresa.
Em uma autoescola então, o papel dos funcionários é central para garantir a satisfação – e o retorno – dos clientes. São eles que estão lidando diretamente com as pessoas, resolvendo seus problemas e tornando aquele momento menos tenso, mais proveitoso e agradável.
Portanto, tenha em mente que ter um programa de capacitação permanente, motivação e recompensa é essencial para a sua empresa.
Funcionários despreparados, mal-humorados e que não sabem lidar com as adversidades que surgirem podem acabar com a imagem da sua empresa e afastar para sempre os clientes.
Veja também:
- Encontre clientes para seu CFC nas escolas e universidades
- Recursos e ferramentas para fidelizar clientes da autoescola e continuar gerando receita
- Como usar o WhatsApp no relacionamento com os clientes do CFC
Seja acessível
Outro ponto importante é facilitar a comunicação e o acesso dos clientes até você.
Ficar horas esperando para ser atendido, perder muito tempo no telefone tentando resolver um problema ou ainda não conseguir encontrar as informações que precisa no seu site são erros que devem ser evitados ao máximo.
Para que seus clientes não passem por essas situações e se sintam sempre bem-vindos na sua empresa, deixe os canais de comunicação sempre livres e fáceis de acessar. Isso fará com que eles fiquem à vontade para entrar em contrato e voltar a contratar os seus serviços.
Crie um ambiente confortável para os alunos
Faça de seu CFC um lugar receptivo, agradável e confortável para as pessoas que passem por ele. Além de funcionários bem treinados e qualificados, um ambiente aconchegante criará uma boa impressão entre todos os alunos e possíveis clientes.
Contrate um recepcionista simpático e proativo, que sanará as dúvidas dos clientes com precisão e rapidez, além de recebê-los com muito bom humor e prontidão, pois isso criará uma ótima impressão em todos.
Mostre a todos como são bem-vindos na empresa e como são importantes para vocês! Isso pode mudar tudo na cabeça do possível cliente.
Escute as críticas dos clientes
Por fim, lembre-se que é importante ouvir o feedback dos seus clientes – mesmo que eles não sejam tão bons. Não deixe de ouvir atentamente todas as críticas e sugestões dos clientes e faça o possível para resolver o problema o quanto antes.
Isso fará com que eles sintam que a sua opinião é relevante e que a empresa se preocupa em fornecer o melhor serviço para eles. Atitudes assim não apenas melhoram a imagem da empresa como também ajudam a mostrar aos clientes sua importância, fazendo assim com que eles voltem sempre.
Veja também: Como fazer uma pesquisa de satisfação na sua autoescola
Agora que você já sabe o que fazer para aumentar as chances de retorno dos seus clientes, avalie a sua empresa e veja quais são os pontos que você pode melhorar. Lembre-se que um serviço impecável é o melhor marketing que você pode ter e que um cliente feliz sempre voltará e trará novos clientes!
E aí, o que achou dessas dicas? Você utiliza alguma dessas práticas de retenção de clientes em seu CFC? Deixe um comentário!
Muito bom essa publicação
Obrigado, Luiz.
Seja sempre bem-vindo.