As redes sociais deixaram de ser apenas um ponto de encontro online de jovens e entusiastas. Hoje, são uma ferramenta essencial para a divulgação de serviços e produtos de empresas e profissionais. No segmento de autoescolas, as redes sociais podem ser usadas tanto para se conseguir novos clientes quanto para fidelizar os já existentes.
Comece pelo essencial e marque presença nas redes sociais
Antes de avançar em novas possibilidades nas redes sociais, é preciso preencher o “obrigatório” em termos de presença online para sua autoescola ou Centro de Formação de Condutores (CFC).
Antes de mais nada, é essencial que você possua uma página no Facebook e, pelo menos, um perfil no Twitter. Outras redes e oportunidades podem ser exploradas, mas uma presença marcante nestas duas redes é hoje considerável como o mínimo em termos de estratégia empresarial online.
Além de abrir os perfis nas redes sociais, é preciso que você faça a manutenção periódica deles. Tente postar sempre alguma novidade em relação à própria autoescola, tais como: promoções, novos serviços e datas comemorativas.
Se você já tem software para CFC, pode buscar nele informações relevantes rapidamente, como lembretes para alunos, por exemplo, e passar aos seus clientes através da rede. Também vale a pena publicar notícias que sejam interessantes para o segmento, como novas portarias e leis.
Feito o básico, vá além para promover sua autoescola nas redes sociais
Cumprido o básico, pode ser que você queira desenvolver uma política mais agressiva nas mídias sociais. Bem, se a sua autoescola já possui um website e publica conteúdo com frequência, é importante que você propague cada novo conteúdo em seus perfis nas redes sociais para atrair novos leitores e usuários.
Além do Facebook e do Twitter, você também pode participar em outras redes, dependendo do tipo de material e conteúdo que estiver gerando. Caso você grave vídeos com instruções e dicas para motoristas, por exemplo, pode criar um canal no Youtube para publicá-los.
Do mesmo modo, é provável que você também queira publicar fotos do cotidiano da autoescola. Nesse caso, pode recorrer ao próprio Facebook para publicar essas fotos, mas também utilizar redes com maior foco em imagens, como o Instagram e o Pinterest.
E, caso pretenda oferecer serviços para profissionais de um nível hierárquico específico ou de determinado setor, poderá recorrer à criação e manutenção de um bom perfil no LinkedIn.
Como promover sua autoescola com um bom atendimento nas redes sociais
Mas nem só de publicidade vivem as redes sociais. Essas plataformas criaram um canal completamente novo de relacionamento com clientes e usuários.
Assim, você pode e deve fazer uso deles para melhorar a qualidade de seu serviço e falar com seus clientes em uma linguagem que eles entendam, especialmente porque grande parte do público das autoescolas é constituído por jovens.
Tente responder sempre as perguntas feitas nas redes sociais e leve em conta as observações ou até mesmo as críticas dos leitores – tudo isso poderá levá-lo a prestar um serviço ainda melhor.
Da mesma forma, ofereça a seus clientes a possibilidade de receber avisos e lembretes por intermédio das redes sociais, lembrando de provas, aulas, fornecendo resultados e avisos através de seus perfis.
Para conhecer outras dicas de como promover sua autoescola na internet, confira 4 estratégias para ganhar espaço divulgando seu CFC nas redes sociais.
E você, utiliza as redes sociais de um modo diferente e criativo para sua autoescola? Conte-nos como! Comente a respeito dos resultados que você vem tendo com o uso desse novo canal de comunicação.