Sua autoescola usa o Whatsapp para atender clientes? Pois o aplicativo agora ganhou uma nova versão: o Whatsapp Business, a ferramenta para empresas que promete facilitar ainda mais sua rotina de atendimento e captação de clientes. Veja como usa-lo no seu CFC.
Mais do que facilitar as conversas entre amigos e parentes, o Whatsapp virou uma ferramenta de vendas e relacionamento com os clientes para muitas empresas.
Como ninguém tem tempo a perder, se a sua autoescola oferece atendimento pelo Whatsapp, é certo que vai receber muitas mensagens por dia. Como todos tem pressa hoje em dia, as respostas pelo aplicativo também precisam ser rápidas pra não se perder oportunidades.
Veja também: Como usar o Whatsapp no relacionamento com os clientes da autoscola
O problema é que, se sua autoescola não tem alguém só pra cuidar desse atendimento, o tempo acaba se tornando curto demais para cuidar das tarefas burocráticas do CFC também.
De olho nisso tudo, o Whatsapp Business veio para “dar uma mãozinha” para as pequenas empresas que utilizam o serviço para fazer negócio. Vamos ver como funciona?
Diferenciais do Whatsapp Business (Whatsapp para empresas)
O WhatsApp Business é um aplicativo para Android, gratuito para download (baixe na Google Play). A interface amigável do WhatsApp continua a mesma, tudo simples de usar como já conhecemos. Porém a versão para empresas se tornou um pouco mais sóbria.
Na verdade, se tornou uma maneira de facilitar para os empreendedores a opção de poder separar os contatos profissionais dos seus contatos pessoais. Ou seja, nada de confusão na tela do smartphone! Mas a novidade não fica só nisso: o Whatsapp Business traz funcionalidades específicas para uso corporativo.
“O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.” – Fonte: site oficial.
Vejamos as novidades:
1. Tipo de conta = perfil profissional da autoescola
No Whatsapp Business, sua autoescola aparecerá como um perfil empresarial. Assim, todos os usuários que conversarem com você, saberão que estão conversando com uma empresa.
Preencha o perfil da sua autoescola pensando que ele será o cartão de visitas para seus alunos em potencial. Agora será possível também acrescentar informações específicas do seu CFC, como: endereço, site, e-mail e horário de atendimento.
2. Whatsapp Web liberado
O responsável pelo atendimento via aplicativo poderá acessar as conversas pelo computador, na versão desktop, o Whatsapp Web. Além de facilitar a digitação e envio de documentos do computador se for preciso, essa opção também ajuda no gerenciamento do perfil da sua autoescola no app.
3. Usava Whatsapp pessoal? Pode migrar suas conversas!
Se a sua autoescola já usa o Whatsapp com perfil pessoal, não tem problema. Você poderá migrar todos os contatos e conversas antigas para o Whatsapp Business.
4. O tempo é curto? Crie respostas automáticas
Assim como já existe essa possibilidade no Facebook, o Whatsapp Business também vai permitir que você crie respostas automáticas para quando sua equipe receber alguma mensagem fora do expediente.
“Com a ferramenta de Respostas Rápidas, você pode salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.” – Fonte: site oficial
Você poderá agendar os dias e horários quando estas respostas automáticas serão disparadas, como aos domingos, por exemplo. É possível usar todas as funcionalidades de edição que você já conhece, incluindo o uso de emojis.
5. Adicione etiquetas aos contatos
Para facilitar a identificação das mensagens, o WhatsApp Business traz a função “etiquetas”, uma espécie de marcador que ajuda a identificar e encontrar contatos ou conversas mais facilmente.
Você pode criar suas próprias etiquetas, como por exemplo: “novo cliente”, “pagamento pendente”, etc. Basta abrir uma conversa, tocar no ícone do menu e escolher a opção referente a adicionar novas etiquetas.
6. Confira as estatísticas
Você poderá conferir a quantidade de mensagens que foram enviadas, quantas foram entregues e lidas na conta corporativa. Apesar de básica, esta funcionalidade pode ser uma oportunidade de mensurar o uso da sua conta corporativa.
Como cadastrar o telefone fixo da autoescola no Whatsapp Business
Você sabia que é possível cadastrar o telefone fixo da autoescola no Whatsapp para empresas?
Essa dica é para os Centros de Formação de Condutores que não usam um telefone celular como forma de contato, mas tem interesse em receber as mensagens de clientes em potencial diretamente em um smartphone pessoal (como o celular do proprietário, por exemplo).
O processo de criação de conta é praticamente o mesmo. Porém, ao invés de receber um código por SMS, será preciso receber uma ligação e ouvir, depois digitar, o código de verificação para que a conta seja criada.
Como fazer:
- Abra o WhatsApp Business e toque na opção “Concordar e continuar” para aceitar os termos;
- Digite o código de área e o número do telefone fixo da autoescola. Toque em “Avançar”;
- Na tela onde diz “nós verificaremos o número” toque em “OK”;
- Espere terminar a contagem para envio de SMS e toque em “Me ligue”;
- Você receberá uma ligação no telefone fixo. Ouça o código de confirmação e digite no local indicado;
- Sua conta será criada e você já pode inserir o nome da sua autoescola. Toque em “Avançar”;
- Finalizando, confirme o nome de sua conta para começar a usar o Whatsapp Business.
E então, o que você achou dessa novidade? Tudo pronto para aproveitar mais esta facilidade da tecnologia para fechar mais negócios no seu CFC? Deixe um comentário!
Ótima ferramenta de trabalho, não só para autoescolas como para qualquer empresa que se conecte aos clientes através de redes sociais. Esta foi uma ótima abordagem, parabéns!
Olá, Guilherme!
Obrigado pela visita e pelo comentário. Ficamos felizes que tenha gostado do artigo.
Abraços da Equipe GestorCFC!