Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de manter a gestão financeira do CFC em ordem. Se você já faz os controles financeiros com software de gestão para autoescola, é lógico que está a um passo a frente.
No entanto, na hora de melhorar a gestão financeira ainda existem pequenos detalhes que podem se transformar em verdadeiras armadilhas. Por isso, selecionamos os 7 erros mais comuns na gestão financeira do seu CFC para que você não caia neles.
Erro 1: Falta de disciplina nos controles
Este é um erro bastante comum entre os empreendedores, pois sabemos que muitos começam a controlar a gestão financeira com bastante eficiência no começo mas, com o tempo escasso e o acúmulo de funções, acabam deixando esse trabalho importante de lado.
Como a papelada se acumula rapidamente, fica cada vez mais complicado voltar a controlar tudo como no princípio e, por conta disso, os empreendedores não conseguem mais saber a quantas anda a saúde financeira da autoescola.
Uma dica valiosa é separar uma parte do dia para fazer a gestão financeira do seu CFC e cuidar dos aspectos gerenciais do negócio. Assim, aos poucos, você retoma o ritmo e mantém os dados mais importantes sempre à mão.
Erro 2: Não prestar atenção no fluxo de caixa
Se você não tem um bom controle das contas a pagar e receber, jamais conseguirá perceber quando é preciso antecipar um recebimento para evitar pagamentos com juros e multas.
Controlar o fluxo de caixa é muito mais do que verificar o extrato bancário, já que é preciso saber com antecedência quais serão as próximas contas a pagar. Esse controle é essencial para planejar o futuro do seu CFC.
Erro 3: Ignorar pequenas despesas
Ignorar aquelas pequenas despesas tão comuns do dia a dia pode fazer diferença no orçamento de qualquer negócio.
Gastos com material de escritório, pequenas confraternizações ou taxas não previstas são comuns e, se estes pequenos valores não forem contabilizados, você poderá ser pego de surpresa quando precisar de dinheiro para fazer um determinado pagamento que não pode falhar.
Assim como na vida pessoal, as pequenas despesas fazem diferença no orçamento do CFC, sim. Por isso, lance no fluxo de caixa cada pequeno gasto que tiver no dia a dia e comprove a diferença que estes valores farão ao final de um ano.
Erro 4: Não fazer reservas mensais para pagamentos futuros
Quando o final de ano chega, você consegue manter as contas da auto escola em dia?
Um dos erros mais comuns do empreendedor é deixar de programar reservas mensais para pagar compromissos futuros, principalmente nos meses de novembro a janeiro.
Nestas contas, incluem-se o 13º Salário dos funcionários e o recolhimento de impostos como o IPVA da frota, por exemplo.
Logo, aqui se percebe a necessidade de contar com uma reserva mensal que possa cobrir os gastos quando as despesas aparecerem.
Outra dica importante é contar com um dinheiro guardado para quitar férias e rescisões trabalhistas, além de gastos imprevistos que surgirem com o tempo.
Veja também: Antecipação de recebíveis: evite alguns erros comuns
Erro 5: Calcular mal o preço dos serviços
Antes de mais nada, é preciso ter uma boa visão dos custos do CFC para saber se você está indo na direção certa.
É comum encontrarmos donos de autoescolas que tem dúvidas sobre a lucratividade real que estão tendo com a venda de seus produtos e serviços, já que não conseguem calcular os custos corretamente por falta de uma boa gestão financeira do seu CFC.
Calcular o preço de venda levando em conta os valores praticados pela concorrência é um erro, já que você não sabe quais são os custos operacionais deles. Ou seja, o que e bom para o concorrente pode ser a ruína para você.
Veja também: Como fazer o controle mensal das despesas da frota no seu CFC
Erro 6: Não medir o desempenho da autoescola
Você saberia dizer agora, neste momento, se o seu CFC dá lucro ou prejuízo?
Não basta registrar todos os ganhos e gastos com todos os detalhes se você não tem uma gestão financeira do CFC eficiente.
Mas o que é isto? Para ter uma gestão financeira eficiente é preciso aplicar ações de controle de gastos, planejamento de contas a pagar e receber, análise dos resultados que as atividades da empresa estão gerando.
O cálculo do lucro não se dá apenas pela diferença entre receitas e despesas. Antes, é preciso considerar impostos, vendas, custos operacionais e despesas. Só assim será possível saber se a sua autoescola está dando lucro ou prejuízo.
Veja também: Fluxo de Caixa e DRE: saiba se o seu CFC está na direção certa
Erro 7: Não usar as ferramentas certas para gestão financeira do seu CFC
Sabemos que todas essas ações de controle do financeiro requerem tempo e uma boa dose de disciplina.
No entanto, usar as ferramentas certas que o software para CFC proporciona otimiza todo este processo e ainda permite uma ampla visão da situação real da autoescola com muito mais facilidade.
O sistema de gestão para autoescolas pode ajudar a:
- Lançar as despesas de qualquer lugar que você estiver de forma muito simples e dinâmica;
- Visualizar o fluxo de caixa com informações sobre todas as contas a pagar e receber;
- Controlar pequenas despesas e antever os gastos ocultos ou futuros;
- Conhecer os custos reais do negócio e ajudar a compor o preço de venda ideal para seus serviços ou produtos;
- Visualizar gráficos com informações úteis e privilegiadas para análise de dados e tomada de decisões acertadas.
O Gestor CFC é um sistema para autoescolas rápido, fácil de usar e com um custo acessível. Foi pensado e elaborado para atender as solicitações de clientes que, assim como nós, respiram o dia a dia das autoescolas. Com ele, você pode controlar processos, melhorar a gestão e atrair mais clientes com segurança e tranquilidade.
Agora que você conhece os 7 erros mais comuns na gestão financeira de um CFC, nós lhe convidamos a compartilhar conosco as suas experiências, deixando sua mensagem nos comentários.