Controlar as finanças da autoescola não é tarefa fácil. Especialmente se pensarmos que isso envolve o controle de gastos fixos e também de custos variáveis, como os abastecimentos dos veículos e a manutenção da frota.
A melhor alternativa é abandonar as práticas convencionais e aderir a um modelo de gestão financeira moderno e eficiente, que envolva tanto a atuação humana, quanto as ferramentas tecnológicas.
Como controlar as finanças da autoescola com mais segurança e eficiência
Conheça medidas práticas e seguras, além de técnicas, métodos e ferramentas que podem te auxiliar a deixar as finanças da autoescola sempre em dia:
1. Fique de olho nas entradas e saídas de dinheiro
Acompanhar todos os recebimentos e gastos é indispensável para manter a saúde financeira do seu CFC.
Não é novidade que o fluxo de caixa é uma das mais antigas e eficazes ferramentas de gestão, pois permite que os gestores tenham uma visão ampla do negócio e, a partir disso, possam tomar decisões conscientes e elaborar boas estratégias para conduzir a empresa.
Vale destacar que esse acompanhamento financeiro deve ser diário e plenamente organizado, pois controle de caixa serve tanto para o monitoramento rotineiro, quanto para simples conferência de dados financeiros mais antigos.
Durante muito tempo essa atividade era realizada manualmente, mas com as inúmeras ferramentas tecnológicas de gestão disponíveis no mercado, a atividade ficou super segura e descomplicada.
Leia também: 5 passos para melhorar o fluxo de caixa do seu CFC
2. Aposte em uma equipe multitalentosa
Por mais cuidadoso e eficiente que você seja, é importante estar cercado de bons profissionais na gestão financeira do negócio.
Sua equipe deve ser organizada, versátil e ter afinidade com a área administrativa e de finanças. Além disso, os colaboradores devem ser discretos e confiáveis, afinal, o tratamento dos dados financeiros é algo muito sério, que demanda total sigilo.
Escolha seus funcionários a dedo, descentralize a gestão, não acumule funções, mas esteja sempre por perto acompanhando o trabalho e oferecendo suporte aos profissionais. Assim você garante que as finanças do seu CFC estarão em boas mãos e serão controladas com total segurança.
Veja também: Engajamento: como aproveitar melhor os talentos que sua autoescola já tem
3. Controle as contas a pagar e receber
É fundamental que o gestor de um CFC tenha as contas a pagar e as contas a receber sob controle. Abrir mão disso pode representar o fracasso do negócio!
Primeiramente porque, se o administrador não tem uma noção da real situação financeira da autoescola, ele pode acabar contraindo dívidas em momentos inoportunos.
Em segundo lugar, não monitorar o que a empresa deve e o que os outros devem à empresa faz com que as contas não fechem no final do mês. Controlar as entradas e saídas de dinheiro é uma tarefa fundamental para manter as finanças da autoescola saudáveis.
Veja também: 5 passos para melhorar o fluxo de caixa do seu CFC
4. Use ferramentas tecnológicas de gestão
A tecnologia pode ser sua melhor aliada no controle financeiro do seu CFC, pois dinamiza as rotinas administrativas e traz segurança no desenvolvimento dos processos que tem relação direta com as finanças da autoescola.
Vale destacar que um software de gestão elaborado especialmente para autoescolas cumpre bem o papel de auxiliar a equipe, já que trata os dados com responsabilidade, precisão e sigilo.
Antes de escolher o melhor software para seu CFC, confira se ele oferece as seguintes funcionalidades:
- Permissões de acesso por usuário, onde você poderá configurar o que cada um acessa e faz;
- Controle de Despesas e Receitas separados por Categoria (Plano de Contas);
- Controle de Saldo de Contas Bancárias e Internas;
- Relatórios objetivos que ajudam a tomar decisões acertadas na gestão;
O controle financeiro é imprescindível para o bom andamento do seu CFC. Diante disso, comece a colocar nossas dicas em prática o quanto antes e veja o que a organização financeira pode fazer pelo seu negócio. Você não vai se arrepender se seguir por esse caminho!
.
E você? Como tem controlado as finanças da sua autoescola? Tem conseguido garantir o melhor desempenho pra se destacar no mercado? Comente!