Fazer o fechamento das vendas do dia da sua autoescola é fundamental. O sucesso do seu CFC no mercado é um objetivo a ser alcançado e mantido, por isso o controle de vendas é peça chave para a gestão da sua autoescola. Veja a importância de fazer um fechamento das vendas diário e mantenha o controle financeiro sem complicação.
Atualizado em Março/2018
Toda empresa deve manter as vendas aquecidas para garantir estabilidade e uma boa situação financeira.
Esquematizar as informações relacionadas às suas vendas, custos e lucro faz parte de um bom relatório gerencial, que tem função importante para a tomada de decisões e na criação de estratégias traçadas a partir dos números reais da sua empresa.
Por isso, é fundamental manter o fechamento das vendas diárias bem organizado, possibilitando a obtenção de relatórios mensais que facilitam a gestão do negócio como um todo.
Por que manter o controle diário de vendas
Uma venda nem sempre significa a garantia da entrada de dinheiro no caixa da autoescola. Administrar os recebíveis todos os dias é imprescindível para prever a quantidade de dinheiro que o CFC efetivamente vai receber em caixa.
O Controle Diário de Vendas deve conter informações essenciais para conferência do caixa, controlar os valores de contas a receber e gerar informações para fluxo de caixa e valores disponíveis para efetuar compras.
O simples lançamento de cada venda no software de gestão para CFC garante ao empresário as informações precisas para a gestão de capital de giro, formação de preços e margem de lucro com agilidade e precisão.
Isso vai garantir a manutenção de uma liquidez confortável, já que as atitudes de gestão garantirão resultados satisfatórios e uma série de decisões diárias acertadas.
Controle e fechamento das vendas do dia
Com os lançamentos das vendas diárias no software de gestão, você terá em mãos informações imprescindíveis, para que possa tomar providencias com agilidade, mantendo as metas de faturamento.
Assim, é possível controlar os prazos de recebimento, sejam elas à vista ou parcelados, em dinheiro ou no cartão. No final do mês, você poderá verificar o valor total do faturamento e ainda conferir todos os valores de entradas e saídas do caixa da autoescola.
Para realizar o fechamento das vendas do dia na sua autoescola, você tem duas escolhas:
- Utilizar o método antigo de anotar os dados em planilhas ou no papel e depois procurá-los para realizar cálculos correndo o risco de perder informações acidentalmente ou de ter informações modificadas por outros operadores sem o seu conhecimento;
- Utilizar um software de gestão para CFC, que guarda as informações com segurança e ainda trata os dados automaticamente, emitindo diversos tipos de relatório em tempo real, sem necessidade de realizar cálculos e conferencias complexas.
O fechamento das vendas do dia deve levar em consideração o lançamento das operações em seus diferentes níveis:
- Data da venda;
- Relação e tipos de produtos e serviços vendidos;
- Valores e formas de pagamento (à vista, à prazo, datas de vencimento);
- Meios de pagamento (dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, etc);
- Descontos concedidos, valor bruto e valor líquido das vendas;
- Lucro de cada venda (vai significar o dinheiro em caixa efetivamente);
- Quem foi o vendedor ou a equipe responsável pelas vendas;
Quanto mais detalhadas forem estas informações, melhores condições o gestor terá para tomar decisões corretas.
Confira também o artigo: 4 passos para fazer o fechamento de caixa do seu CFC.
Planejamento e acompanhamento das vendas
Através de avaliações sistemáticas é possível ampliar o índice de acertos e corrigir erros com maior agilidade e rapidez, garantindo a competitividade do seu CFC no mercado.
Com a adoção de um controle de vendas, é possível prever receitas futuras e programar melhor as compras e investimentos. Com o fechamento das vendas do dia em ordem, você poderá checar o desempenho de diversos parâmetros, como por exemplo:
- Nível de faturamento do CFC;
- Grau de lucratividade;
- Impacto das ações de marketing e vendas junto ao mercado;
- Realizar reuniões semanais estimulando e orientando a equipe a alcançar melhores resultados sempre;
O diferencial de um sistema de controle de vendas eficiente
Quando a empresa mantém um controle de vendas eficaz, o gestor conta com informações detalhadas que refletem os resultados obtidos fielmente, exibindo dados importantes para o planejamento estratégico, como:
- Relatório de desempenho por período ou por vendedor;
- Volume de vendas total e por linha de produto/serviço identificando aqueles que estão rendendo melhores resultados;
- Comparativo da evolução das vendas;
- Quadro de metas atingidas e a atingir por período;
- Quantidade de clientes novos em relação aos clientes antigos;
- Índices de inadimplência;
- Valor médio das vendas e estatísticas de conversão baseado na quantidade de atendimentos x vendas;
Mantendo um rastreamento eficaz e periódico das informações sobre as vendas, é possível empreender melhor, prevendo a quantidade de dinheiro disponível no curto e médio prazo, sem assumir riscos desnecessários. O resultado disso tudo é o equilíbrio financeiro do seu CFC.
E você, tem feito o fechamento diário das vendas do seu CFC ou tem deixado estas informações importantes pra conferir somente no final do mês? Tem alguma dúvida que possamos ajudar? Deixe seu comentário!
Olá,
Você possuem um modelo de planilha de fechamento diário?
Olá,
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Abraços.