Em se tratando do controle de contas a receber de um Centro de Formação de Condutores, não é difícil de se observar que o mercado tem imposto, cada vez mais, novos desafios ao administrador.
O alto grau de variabilidade do passivo resultante das próprias atividades do empreendimento cria a necessidade de um balanço mais dinâmico e menos centrado em um paradigma burocrático.
Gastos variáveis como a manutenção da frota, a aquisição de combustível ou até mesmo o pagamento de horas extras para suprir eventuais necessidades dos clientes exigem a manutenção de um sólido capital de giro.
É nesse contexto que se insere a importância de um controle eficiente de contas a receber.
É natural e muito comum que o administrador se depare com algumas dificuldades nesse quesito, sobretudo quando estamos diante de empresas de pequeno porte, por isso apresentamos três dicas fundamentais para um controle de contas a receber mais eficiente.
Invista em tecnologia e automatize o controle de contas a receber
Uma grande quantidade de clientes, cada um com suas necessidades, peculiaridades e diferentes formas de pagamento, isto é: à vista, de forma parcelada, cheques pré-datados, aquisição de aulas avulsas, entre outras, pode ser o pivô da instauração de um estado de caos na contabilidade.
Felizmente, a tecnologia moderna proporciona ferramentas que ajudam em muito com o controle de pagamentos a serem recebidos.
A utilização de um software de gerenciamento especificamente elaborado para suprir as necessidades de uma autoescola é de fundamental importância para evitar esse cenário.
Um sistema único e central de dados também evita que a eficiente gestão desses ativos se mantenha atrelada à pessoa do administrador.
Assim, na eventualidade do afastamento, de férias ou licença de um funcionário, outros poderão, com facilidade, substituí-lo, tendo amplo acesso às informações relativas as contas a receber, inclusive no que diz respeito às peculiaridades de cada caso.
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Treine e recicle seus funcionários administrativos
É de fundamental importância que todos os funcionários administrativos do Centro de Formação de Condutores conheçam bem e estejam familiarizados com as práticas comerciais da empresa bem como o sistema de armazenamento de dados no que diz respeito às contas a receber.
Nesta área, a seleção dos funcionários administrativos também se mostra importante. Um funcionário que já tenha, de antemão, conhecimentos básicos de informática certamente estará menos susceptível a cometer erros.
O treinamento teórico e prático de seus colaboradores, inclusive com o acompanhamento intensivo em um período inicial, jamais pode ser negligenciado, uma vez que pode trazer, no futuro, uma série de complicações desnecessárias ou, até mesmo, danos irreparáveis.
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Tenha um bom relacionamento com os clientes
Pesquisas das mais variadas fontes indicam que um relacionamento saudável com o cliente, pautado na boa comunicação e na qualidade do serviço prestado, evitam o surgimento de diversos problemas, inclusive no que diz respeito à inadimplência.
O agravamento desses conflitos pode, inclusive, levar a questão à justiça, adiando em muito o recebimento de eventual valor que seja devido.
Além do mais, não custa lembrar que a eficiente administração das contas a receber funciona também em benefício do próprio cliente, na medida em que possibilita um serviço de melhor qualidade.
E você, como faz o controle de contas a receber em seu CFC? Costuma ter algum problema? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco nos comentários!