Qual o melhor momento para comprar novos veículos para sua autoescola ou fazer a substituição daqueles que já estão mais rodados? É sobre isto que vamos falar agora.
A atividade das autoescolas sempre se aquece nos meses de férias escolares, entre dezembro e meados de fevereiro.
Essa tendência obviamente segue os muitos jovens que ingressam nas escolas de direção e nos CFC em busca de sua carteira de motorista, muitos deles com automóveis já “prometidos” pelos pais.
Algumas autoescolas adquirem novos veículos pouco antes do período de aquecimento das atividades, deixando para se desfazer e repassar os autos mais antigos uma vez que o período de pico termine, no final de fevereiro ou em março. Contudo, será que essa é mesmo a melhor política?
Sob a lei de mercado
Em termos de necessidades e número de veículos para atender à alta da clientela, a estratégia sem dúvida procede, mas não podemos esquecer que, por mais que seja de certo modo um “frotista”, autoescolas também estão sujeitos a todas as oscilações de mercado.
Assim sendo, os melhores momentos para adquirir ou vender veículos, seja nesse segmento ou em qualquer outro, tendem a acompanhar os bons momentos para compra e venda de veículos por parte de particulares.
Armadilhas na compra de veículos
A compra de automóveis pouco antes do final do ano traz uma armadilha: as promoções que antecedem lançamentos.
É claro que para autoescolas, qualquer carro é carro, porém comprando um modelo que está prestes a sair de linha, ainda que por um valor mais em conta, pode prejudicar o giro e retorno do capital na hora de vender o veículo alguns anos depois.
Além disso, a manutenção da frota pode ser prejudicada, com veículos saindo de linha mais rapidamente.
Em outras palavras – o barato sai caro, e a promoção para compra do modelo “2014” às portas do lançamento do modelo 2015 pode trazer enormes prejuízos na hora de vender o veículo.
Veja também: Como gerenciar bem as despesas da frota do seu CFC
IPVA em dobro
A estratégia de adquirir o veículo novo no final do ano e vender o antigo após o Carnaval pode parecer uma ótima pedida para atender mais clientes, mas esbarra em um inconveniente de custos que poderia ser facilmente evitado em outras épocas do ano: o IPVA dobrado.
Antes de dizer que “não existe tal coisa”, pense que vendendo um automóvel no meio do ano, com o IPVA já pago em janeiro, evitará que a empresa torne a arcar com o imposto para esse veículo.
E para o carro novo, o IPVA calculado a partir da compra no meio do ano será proporcional, incidindo apenas sobre os meses para os quais o automóvel zero será de fato utilizado.
Contudo, se considerarmos a compra do automóvel novo em novembro (ainda que pagando o IPVA proporcional), em janeiro a empresa já terá de arcar com um novo IPVA para o veículo adquirido.
E, também, de pagar outro IPVA para o carro que já pretende vender em março, ainda que vá usá-lo apenas por um ou dois meses.
Algumas concessionárias oferecem condições que compreendem o “IPVA grátis” na compra do carro zero, mas isso não é uma regra.
Planejando tanto a compra quanto a venda de veículos para meses mais distantes da temporada de autoescolas pode, sendo assim, ser uma política muito melhor em termos tributários.
Veja também: Como calcular o ROI (Retorno sobre investimento) da sua frota
Vantagens para quem?
Finalmente, como empresa, temos de evitar pensar por impulso, como muitos consumidores. Isenções de IPI, juros mais baixos e planos de apoio governamental…
A melhor hora de vender, para as montadoras, não necessariamente coincide com a melhor hora de comprar veículos para sua autoescola.
Cada veículo que é adicionado à frota de um CFC ou autoescola possui uma vida-útil e um potencial de geração de receita e caixa.
Às vezes, mesmo comprando o carro por um preço 5% ou 10% mais em conta, uma compra por impulso pode acarretar em meses sem um usufruto vantajoso do veículo – e se um veículo não gera caixa, é melhor que ele nem estivesse ali.
E você, como planeja a renovação da frota de sua autoescola? Compartilhe conosco o seu ponto de vista nos comentários!
ola boa tarde estou querendo abrir uma cfc e gostaria de algumas digas de gestao ,como investimento,melhor carro;e forma de trabalhar
Olá, Wil.
Aqui no Blog disponibilizamos dicas de gestão para todos os setores de um CFC/Autoescola.
Além disso, convidamos você para conhecer nosso software GestorCFC, o primeiro sistema feito sob medida para autoescolas, que atende as necessidades REAIS de nossos clientes. Converse conosco e venha saber mais sobre como podemos ajudar você a ter total controle sobre o seu negócio com um sistema completo, estável e simples de usar.