Ter o site da autoescola na primeira página do Google é o desejo de todo gestor de CFC que entende a importância dessa estratégia. Se você ainda não percebeu isso, o seu concorrente pode estar, neste exato momento, providenciando algo nesse sentido.
O desafio é que não basta criar um site bonito. Ele não vai se destacar sozinho na multidão da concorrência. No entanto, não é preciso se sentir frustrado com isso. É possível fazer ajustes que resolvem boa parte do desafio de otimizar o site da autoescola.
Antes de mais nada, você precisa saber que existem técnicas ‘por dentro’ de um site otimizado. É aqui que está o segredo: em todo o trabalho que é realizado naquilo que os olhos não veem.
Mas são justamente essas técnicas que fazem com que um site apareça nas melhores posições do ranking *sem pagar anúncios*. Algumas delas são simples e você pode implementar por si mesmo.
Se você quer conhecê-las para ‘colocar a mão na massa’ o quanto antes, acompanhe as próximas linhas.
Preciso de um site? Minha autoescola já está nas redes sociais
Imagine essa situação: quando um pai ou uma mãe quer encontrar uma autoescola para o filho que acabou de completar 18 anos, qual das alternativas abaixo é a primeira coisa que pensa em fazer?
- Sair pela cidade procurando um CFC;
- Procurar algum panfleto nas gavetas de casa;
- Navegar pelo Instagram até que uma propaganda de autoescola apareça na tela;
- Pegar o celular e procurar uma autoescola no Google.
Se você respondeu a alternativa 4, acertou. Isso acontece porque usamos buscadores como o Google, Bing, Yahoo quando precisamos de uma reposta rápida. Ou seja, quando queremos comprar algo, tirar uma dúvida, encontrar um endereço, saber o preço de um produto…
Usamos as redes sociais para ‘socializar’ ou para nos distrair. No entanto, as empresas notaram que estamos navegando por ali e criaram perfis para aparecerem ocasionalmente enquanto rolamos a tela. Assim, vemos produtos, serviços, anúncios de empresas a todo instante.
Mas, enquanto estamos nas redes sociais, não estamos pensando em realizar uma ação de compra. Por isso, a estratégia das empresas nas redes é diferente.
Como entregar sua mensagem se você não aparece mais nas redes sociais como antigamente?
Consegue dizer quantas páginas você curtiu nas redes sociais e que nunca mais apareceram na sua tela? Quantas atualizações de amigos você nunca mais viu? O interessante é que eles continuam lá, no mesmo lugar.
Isso acontece porque as redes sociais sempre vão lhe mostrar mais daquilo que você gostou. Seja os posts de um amigo, de uma página ou perfil… Chega a se tornar chato, pois você está sempre vendo as mesmas coisas, das mesmas pessoas. Reparou nisso?
Quando você curte um determinado post, o algoritmo das redes sociais entende que você gostou daquilo, então vai tentar lhe agradar mostrando cada vez mais do mesmo. Quando você percebe, não está mais vendo publicações de certos amigos e páginas que curtiu por causa dessa tentativa constante de um robô que acha que sabe tudo o que você quer ver.
O problema é que isso interfere na estratégia de divulgação da sua autoescola nas redes sociais. Provavelmente suas mensagens não estão mais sendo entregues como antigamente aos seus seguidores.
As pessoas simplesmente não veem o que você publica com a mesma frequência de antes. E claro que isso também acaba lhe forçando a pagar anúncios nas redes sociais para voltar a aparecer pra elas.
Isso faz parte do jogo e essa mudança foi anunciada recentemente pelo próprio Facebook, como você pode ver aqui.
O que significa ter um site otimizado?
De forma simples, otimizar um site significa colocá-lo dentro de certos padrões que façam com que ele possa ser ‘lido’ pelos robôs que realizam as buscas.
Ou seja, para que ele possa ser encontrado sempre que alguém realizar uma busca pelo produto ou serviço que sua autoescola vende.
Além da relevância do conteúdo que sua autoescola publica no próprio site, existem ajustes internos que o ajudam a ser encontrado na multidão. A seguir, você vai conhecer alguns deles.
O básico para colocar o site da autoescola na primeira página do Google
Antes de mais nada, é preciso saber que o conteúdo que sua autoescola publica é a parte mais importante de tudo. Para ter o site da autoescola na primeira página do Google, o buscador precisa perceber que suas publicações realmente ajudam o usuário.
Mas como ele sabe disso? Simples: pela quantidade de acessos e pelo tempo que o usuário permanece no site lendo o que você publicou.
Se muitos usuários entram no site, não encontram o que buscavam e saem logo em seguida, o algoritmo do Google entende que a experiência deles não está sendo boa o suficiente. Assim, nas próximas pesquisas o buscador passa a mostrar outras opções para os usuários e vai jogando o seu site para o final da lista.
Agora você percebe que o conteúdo de que estamos falando aqui não é aquele que fala sobre a empresa, sua história, a localização e o telefone de contato. Isso é o básico que qualquer site deve apresentar, por isso não faz tanta diferença nas técnicas de otimização.
Quando tratamos de conteúdo neste caso, estamos nos referindo a apresentar informações relevantes para o seu cliente, ou seja, o seu aluno. Vejamos como começar:
1. Coloque-se no lugar do seu público-alvo
Na hora de produzir conteúdo para o site da sua autoescola, coloque-se na posição da sua audiência, ou seja, entenda o que seu potencial aluno quer encontrar quando realiza uma busca. Por exemplo:
- Informações sobre a documentação necessária para tirar a primeira CNH;
- Quem pode fazer adição de categoria e como funciona;
- Principais perguntas e respostas sobre o exame toxicológico;
- Quais os principais erros cometidos durante os exames práticos (e como evitá-los);
- Exemplos de questões que costumam cair na prova teórica;
- Dicas para fazer uma baliza perfeita.
Quanto mais pessoal for a comunicação utilizada melhor, pois o seu leitor e futuro cliente ficará mais à vontade e receptivo à mensagem que seu site está passando.
Dessa forma, você estará no caminho certo para ajudar ao leitor e, com isso, transmitir credibilidade. Assim, sua autoescola conquista a posição de referência nos serviços que oferece.
2. Destaque as palavras-chave
O conteúdo relevante vem em primeiro lugar, mas você pode dar um empurrãozinho destacando as palavras-chave que ele contém. Com isso, os robôs do Google conseguem ligar a pesquisa que alguém fez com o seu conteúdo.
A palavra-chave identifica o tema abordado no texto. Sempre que você estiver escrevendo uma publicação para o site da autoescola, defina qual será a palavra-chave principal.
Por exemplo: se você vai escrever um artigo sobre quais os documentos exigidos para tirar a primeira CNH, poderá usar palavras-chave como:
- Como tirar a primeira CNH;
- Documentos para tirar a primeira CNH;
- Dúvidas sobre primeira CNH;
- Exigências para a primeira CNH.
Veja que nesses exemplos, você estará usando o que chamamos de palavra-chave de “cauda longa”. Elas representam uma expressão quase que exata do que as pessoas costumam digitar no Google.
Pense também na pesquisa por voz e imagine como seria o termo buscado. Usando palavras-chave de cauda longa, você ganha pontos e diminui a concorrência do que se usasse apenas a palavra-chave “CNH”.
É recomendado que a palavra-chave apareça no título e logo no primeiro parágrafo do seu texto. Use também nos subtítulos e ao longo do texto, mas sempre de forma natural.
Veja também: [Infográfico] 8 motivos para sua autoescola ter um aplicativo
3. Use boas imagens para ilustrar o texto
Pensou que somente o texto poderia ser otimizado? Nada disso. As imagens também têm um papel de grande importância quando o assunto é colocar o site da autoescola na primeira página do Google.
A imagem não tem apenas a função de deixar o site mais bonito, mas ajuda a criar uma melhor experiência e envolvimento do leitor com o seu texto.
A dica de ouro é: use a palavra-chave escolhida quando for dar um nome à imagem ilustrativa. Quando for colocá-la no site, cuide para não deixá-la com nomes como “DSC123”, “whatsapp-image-222”. Isso não diz nada para o buscador.
O nome do arquivo da imagem ajuda na classificação da pesquisa do Google. O nome do arquivo deve ser claro e dar a ideia do que se trata o conteúdo ao qual ela está relacionada.
Como fazer o site aparecer na posição ZERO do Google
Enquanto muitos desejam aparecer na primeira posição da primeira página do Google, eis que surge a “posição zero” do Google.
O que? Tem mais essa agora? Sim… e você já deve ter visto algo parecido nas buscas que tem feito.
Como você vê na imagem acima, a posição zero é um snippet que aparece como uma resposta rápida e objetiva para uma pergunta que o usuário fez. Esse snippet aparece no topo do ranking, antes da lista completa de resultados.
Então, além de colocar o site da autoescola na primeira página do Google, você pode gerar um conteúdo tão relevante que faça com que ele apareça na posição zero, antes de todo mundo.
Para isso, basta seguir aquelas dicas que você viu acima. Isso vai fazer com que seu site ganhe tanta credibilidade para o usuário, a ponto do próprio Google lhe colocar nessa posição, indicando seu CFC como uma referência no assunto.
Quer mais detalhes sobre esse assunto? Dê uma olhada aqui.
Dica bônus: cadastre o site da autoescola no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (Google My Business), é uma plataforma em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados de pesquisa do próprio Google, no Google Maps e no Google +.
Então, além da otimização que você viu acima, cadastrar o site da sua autoescola no Google Meu Negócio aumenta consideravelmente suas chances de alcançar o topo do buscador. Principalmente porque seu CFC é um negócio local, ou seja, atende clientes da região em que está localizado.
Veja como colocar sua autoescola no Google Meu Negócio
- Acesse a plataforma neste link e clique em “Gerenciar Agora”;
- Faça o login no Google. Se já estiver logado, você será encaminhado para a próxima etapa;
- Clique em “Adicionar seu negócio” e preencha com os dados solicitados;
- Confirme sua autorização para gerenciar a empresa cadastrada;
- Ao ser encaminhado para a página seguinte, o Google propõe o envio de um código de verificação para o endereço fornecido por você. Aceite e aguarde em torno de 15 dias para receber uma carta com o código;
- Recebeu o código de confirmação? Entre no seu painel de controle. Nele, aparecerá uma tarja vermelha na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique nele e digite o código de confirmação que está na carta recebida;
- Pronto! Agora você pode adicionar mais informações sobre sua autoescola. Poderá incluir fotos do seu CFC, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados relevantes.
Para concluir…
Se a sua autoescola já tem um site, este conteúdo pode ter ajudado você. Se ainda não tem, considere ter um o quanto antes. Clique aqui para saber como podemos te ajudar nessa tarefa.
Pra terminar, vale lembrar daquele ditado que diz que “daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje”.
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