Promover o CFC na internet tem suas vantagens, já que um dos principais requisitos para qualquer negócio dar certo e aumentar a clientela é a visibilidade. E, sobre este tema, nada melhor do que aproveitar a internet para divulgar uma empresa. Descubra como promover o CFC na internet e venda mais, aumentando o alcance da sua autoescola e atraindo mais clientes.
Atualizado em fevereiro 2018
As fronteiras entre os universos online e off-line praticamente não existem mais, tanto que a grande maioria das empresas que tem loja física se beneficiam da internet para alcançar um público cada vez maior.
Mesmo que isso pareça uma tarefa que vai trazer resultados a médio e longo prazo, vale a pena investir na visibilidade da sua autoescola, tornando o seu CFC uma referência para quem está procurando pelos serviços que você oferece. Afinal, você conhece aquela famosa frase “Quem não é visto não é lembrado.”
Acompanhe as próximas linhas e confira as principais técnicas para promover o CFC na internet, já utilizada por muitos dos nossos clientes.
Existem diversas formas de promover uma empresa na internet, mas quatro delas são simplesmente essenciais. Veja quais são:
1. Tenha um site para promover o CFC na internet
O princípio básico para aumentar a visibilidade da sua autoescola na internet é ter um site ou um blog.
Por mais que o seu negócio se realize apenas no mundo físico, o mínimo que as pessoas querem é saber um pouco mais sobre a sua empresa. E o PRIMEIRO LUGAR onde elas irão ir para saber mais é onde? Se você respondeu na internet, acertou!
Veja também: Infográfico: Captação de Alunos na Internet
Já faz tempo que não se usa mais as listas telefônicas. Hoje em dia é normal procurarmos produtos e serviços na internet, já que é mais fácil encontrarmos tudo o que precisamos em poucos segundos, com apenas alguns cliques. Fazemos pesquisas antes mesmo de sair de casa para não perdermos tempo.
Assim, digamos que alguém procure pela sua empresa e não encontre nada, nem mesmo o seu telefone de contato, e-mail ou endereço físico mas, em contrapartida, encontre tudo sobre o seu concorrente. Quem vai sair ganhando? – Imagino que saiba a resposta!
Com um site, fica mais fácil promover a autoescola na internet, já que é nele que você vai informar as pessoas sobre os dados de contato da empresa, o endereço, vai contar um pouco sobre a história, além de colocar o link para o seu blog e redes sociais.
O site funciona como o espaço da sua empresa na internet. Se a sua autoescola ainda não tem presença online e você tem interesse em uma solução prática e rápida, saiba que podemos ajudar! Conheça as soluções SiteCFC e AplicativoCFC que desenvolvemos especialmente para autoescolas.
2. Publique conteúdo relevante para seus alunos
Outra técnica que traz resultados é ter um blog que traga conteúdo relevante para o seu público alvo. Nele, você não precisa falar diretamente sobre os produtos que vende, pois isto vai estar à disposição no site.
A função do blog será reforçar sua marca para que as pessoas sintam confiança na sua autoescola e façam negócio no seu local físico.
Quer ver um exemplo? Conheça o CFC JAT.
Neste espaço, você pode utilizar uma linguagem menos formal para manter contato com quem já é cliente e trazer visibilidade para quem está procurando pelos seus serviços.
Poderá demonstrar, através do conteúdo publicado, o quanto o seu CFC é preparado para atender aos clientes, quais são os seus diferenciais e o quanto a sua autoescola é eficiente. Portanto, ofereça conteúdo de valor e seja criativo.
3. Esteja presente nas redes sociais
E mais do que isto: converse com as pessoas. A presença nas redes sociais é uma estratégia bastante útil para promover CFC na internet.
Se o site e o blog são seu cartão de visita online, as redes sociais são suas vitrines, onde você vai mostrar o que tem de melhor na sua autoescola.
Por isso é importante criar publicações interessantes e responder a comentários e mensagens sempre, demonstrando interesse e atenção para com todos.
Lembre-se de propagar nas redes sociais o conteúdo que for publicado no blog da autoescola: a cada novo artigo publicado no blog, coloque o link na sua página da rede social escolhida. Assim, quem conhecer seu CFC pela primeira vez através do Facebook, por exemplo, tende a visitar seu blog.
Lá, ele vai saber mais sobre os seus serviços e sobre a empresa, vindo a fechar negócio com você e o que é melhor: acabará indicando o seu CFC para amigos, que estes amigos irão indicar outros amigos e por aí vai… O boca a boca agora é virtual!
4. Crie promoções para internautas
Mas antes de começar esta jornada, verifique o que é permitido junto ao Detran do seu estado.
Nossa experiência atendendo autoescolas de todo o Brasil faz com que saibamos que em alguns estados é proibido qualquer forma de publicidade que ofereça promoções ou descontos. Enquanto em outros estados isso é permitido, sem problemas. Portanto, fique atento antes de criar seus anúncios.
Uma das vantagens da publicidade online é que ela pode ser direcionada apenas para as pessoas certas, o que a torna também mais barata e bastante eficiente.
Pode fazer anúncios no seu estado? Então veja essas dicas
Com ferramentas de geolocalização e análise dos perfis por idade, sexo e interesses em comum, é possível criar anúncios segmentados que vão atingir em cheio a tela das pessoas para as quais você quer divulgar o seu CFC.
Com site, blog e páginas nas redes sociais, você pode contratar serviços como Google Adwords ou Facebook Ads e atingir um público altamente interessado nos seus serviços.
Quer um exemplo? Direcione anúncios apenas para pessoas com idade próxima a tirar a primeira habilitação ou, quem sabe, pessoas de determinada cidade, com idades próximas aos 5 anos pós a idade padrão da primeira habilitação, por exemplo: 22, 26, 30 anos, que possivelmente precisam renovar a carteira de habilitação.
Outra ótima ideia e que dá certo é criar promoções com cartão de desconto para serem impressos e apresentados nas suas lojas físicas. Isso aumenta o número de visitantes realmente interessados no serviço e, consequentemente, as vendas.
Programas de fidelização são outra ideia que você precisa conhecer para aplicar. Saiba como funciona aqui neste artigo: Recursos e ferramentas para fidelizar alunos e continuar gerando receita.
Enfim, as oportunidades são inúmeras e basta conhecer bem o seu público-alvo e soltar a criatividade para criar anúncios e promoções na internet. As maiores vantagens do marketing digital são a eficácia das ações e o baixo custo.
Marcar presença na internet já não é mais uma questão apenas para quem tem uma loja virtual, mas sim, uma maneira importante de aproveitar oportunidades para levar seu negócio muito mais longe.
E você, como tem feito para promover o CFC na internet? Tem alguma dúvida? Comente!
Gostei muito desse blog, vai me ajudar muito no meu crescimento profissional.
Que legal, Ana Paula!
Ficamos felizes com sua visita e ainda mais por saber que você gostou do nosso conteúdo.
Venha mais vezes!
Abraços da equipe GestorCFC.
Muito bom!!
Vocês fazem sites também ?
Obrigado, Bruno!
Se o seu CFC ainda não tem site, nós podemos ajudar sim.
Entre em contato para conhecer as opções que temos sob medida para sua autoescola.
Abraços da Equipe GestorCFC.