Quando a palavra “crise” aparece nos principais meios de comunicação, a tendência é que muitos empresários sintam-se apreensivos sobre o que fazer daqui pra frente.
Em se tratando de autoescolas, cada empresa tem sua dimensão, método de gestão e uma forma de atuação única no mercado, mas todos os gestores concordam: em épocas de crise, a saída é vender mais. Já que é assim, esqueça as tenebrosas notícias sobre a recessão e comece a agir: descubra como vender mais no seu CFC. Vivemos um período em que o que mais se ouve falar é na crise financeira que afeta o país em todos os níveis. As razões para este “estado de coisas” estão estampadas nos jornais, assim como seus efeitos no cotidiano do cidadão comum e, consequentemente, nas empresas.
Entretanto, as atitudes dos gestores frente aos mais variados desafios é crucial para o sucesso ou o fracasso de todo tipo de negócio. Ficar apreensivo, de braços cruzados, esperando a crise passar não vai resolver coisa alguma.
Geralmente este tipo de acontecimento torna-se uma “prova de fogo” que vai deixar permanecer no mercado apenas os melhores e os mais fortes.
Por isso, em tempos de crise, a ordem é usar a criatividade, arregaçar as mangas e partir para a ação.
Como vender mais no seu CFC
Observe algumas dicas de como vender mais em tempos de crise e comece a traçar seu plano de ação.
1. Faça um balanço de desempenho
Dedique um tempo para analisar junto a sua equipe de gestão comercial como foi o desempenho do CFC no ano passado.
Verifique quais os objetivos que efetivamente foram atingidos, quais não se concretizaram e por quê.
Seja extremamente racional e objetivo e transforme estas informações em relatórios e gráficos, de forma que ajudem sua equipe a visualizar o cenário em que a autoescola se encontra no momento.
Utilize o software de gestão integrada para auto escola GestorCFC e conte com estes dados na hora em que precisar.
2. Encare a realidade
A crise existe e a desaceleração da economia está acontecendo, ainda que com poucos reflexos.
Assim, você passa a encarar a situação como um momento de economia real e é preciso melhorar a gestão do CFC em todos os níveis. É hora de encarar os desafios e procurar as melhores soluções.
3. Agilidade é sinônimo de competitividade
Hoje em dia, a palavra de ordem é ‘competitividade‘. Inúmeras empresas cresceram em ritmo acelerado e impulsionaram as vendas graças à economia aquecida.
Entretanto, a realidade atual é diferente e é preciso cada vez mais ter agilidade e contar com a velocidade para tomar decisões corretas, ajustando o que for necessário ao longo do caminho.
Se a sua auto escola ainda cuida da gestão através de planilhas ou no papel, vale a pena analisar os benefícios que um sistema para autoescola pode trazer em termos de controle, agilidade, precisão e confiabilidade.
4. Criatividade e inovação
Reúna sua equipe de vendas e ouça suas opiniões sobre determinada pauta previamente definida.
Existem muitas historias inspiradoras e reais de sucesso, sobre empresas que saíram da crise encontrando novas oportunidades de crescimento.
Aqui entra a velha máxima de que ‘enquanto alguns choram, outros ganham dinheiro vendendo lenços’.
5. Invista na capacitação dos colaboradores
São inúmeras as pesquisas que revelam, em estudos exatos sobre resultados, que a maior eficiência das empresas está intimamente ligada ao nível de capacitação das pessoas.
Estas empresas investem em qualificação profissional dos seus colaboradores e apostam no bom clima organizacional.
Investir nas pessoas já não é mais uma questão de escolha, mas sim de sobrevivência. Um ambiente agradável é sinônimo de produtividade maior. Treinar a equipe de vendas é um excelente começo.
Veja mais aqui: Engajamento: como aproveitar melhor os talentos que sua autoescola já tem
6. Fidelize seus clientes
Conquistar um novo cliente é mais caro e demorado do que manter aqueles que a empresa já tem, portanto faça de tudo para fidelizar os clientes do seu CFC, que já possuem um vínculo de confiança com a sua instituição.
A concorrência, a partir de agora, vai se tornar mais acirrada e o cliente pode mudar para outro CFC se encontrar mais benefícios ou um jeito diferente de tirar a habilitação por lá.
Um exemplo disto é o que alguns CFC já estão fazendo: oferecer acesso online aos alunos para que marquem suas próprias aulas práticas pela internet.
Quem não gosta de praticidade e modernidade? O software de gestão para autoescolas GestorCFC é um dos pioneiros a oferecer este serviço para os CFCs. Saiba mais aqui.
Também passamos algumas dicas valiosas sobre como conquistar clientes no artigo: Gaste menos tempo com o financeiro e invista na sua estratégia de vendas.
Outra dica importante é evitar o erro de falar muito e ouvir pouco, uma atitude comum de alguns vendedores. Somente ouvindo com atenção aquilo que o cliente tem a dizer é que podemos satisfazer suas necessidades da melhor forma. Em tempos de crise, a paciência e a tolerância dos clientes diminui, enquanto as exigências aumentam. Por isso, estar atento é a melhor atitude, já que isso vai possibilitar o ganho de tempo para analisar bem os dados e acertar no alvo.
7. Acredite no seu CFC e, principalmente, em você
Você pode pesquisar à vontade e verá que todas aquelas pessoas que venceram na vida e se tornaram grandes vendedores tinham algo em comum: uma convicção inabalável a respeito das próprias capacidades e nos benefícios que tinham a oferecer aos clientes. Por isso, vale lembrar o fundamental: acredite no seu produto, na sua empresa e em você!
E você, o que achou destas dicas? Já começou a aplicar algo semelhante no seu CFC para esquecer a recessão e vender mais? Deixe seus comentários!