Uma reclamação comum de clientes em relação a autoescolas e firmas de despachante que realizam serviços relacionados à habilitação e a documentos de veículos é o ambiente em si.

De fato, muitos CFCs operam em lojas e pontos mal iluminados, com pouca limpeza e organização e, muitas vezes, documentos e materiais entulhados. Saiba como a limpeza e a iluminação influenciam na captação de clientes para a autoescola.

O visual da autoescola é o seu cartão de visitas

O visual da autoescola é o seu cartão de visitas

O ambiente é, inevitavelmente, a primeira coisa que um potencial cliente repara na sua empresa. Ainda que a maioria do mercado desconsidere os efeitos que os ambientes mais agradáveis causam na clientela, o fato é que a concorrência se acirrou no setor ao longo dos últimos anos e, um local mais equilibrado e moderno, pode ser o diferencial que você buscava para ganhar mais clientes.

A coisa toda deve começar na organização da autoescola. Materiais e papelada não podem ser jogados de qualquer jeito, mesmo porque isso afeta até mesmo a produtividade da sua empresa. Uma autoescola organizada dá a impressão de eficiência e rapidez para o cliente e, fatalmente, é isso que qualquer um procura quando tem de lidar com documentos no Brasil. Nosso sistema já é burocrático e lento o suficiente para que passemos também uma imagem de morosidade aos clientes.

Confira também: os erros mais comuns na gestão de uma autoescola

Algumas dicas são bastante úteis na hora de organizar e criar uma imagem mais ágil e dinâmica em sua autoescola:

1. Utilize arquivos e gabinetes

De preferência, escola uma mobilia uniforme, de um mesmo tipo, e não armários ou outros móveis que você “for achando” por aí.

2. Mantenha a papelada no seu devido lugar

E, de preferência, longe dos olhos dos clientes. Encoraje seus funcionários a não deixar papeis desnecessários sobre as mesas e balcões. Crie caixas de entrada e saída de documentos, para manter a papelada em uso organizada e bem acomodada.

Mantenha documentos para consulta ou arquivo em fichários e o registro deles em seu sistema de gestão, para facilitar a vida dos funcionários e evitar “desmontes” nos gabinetes.

A limpeza do CFC influencia na captação de clientes

A limpeza do CFC influencia na captação de clientes

Outra parte importante do visual da empresa é a limpeza. A maioria das autoescolas possui faxineiras ou empresas contratadas para realizar a limpeza dos escritórios e lojas, porém é sempre bom manter a faxina em dia e o ambiente perfumado, criando uma boa impressão para o cliente.

Banheiros devem estar sempre limpos, com papéis repostos e abastecidos. Uma atenção especial às áreas de atendimento é fundamental: balcões e mesas devem estar organizados e serem mantidos sempre limpos.

A importância da iluminação na autoescola

A importância da iluminação na autoescola

Não vale a pena economizar em energia elétrica no seu CFC, mantendo ambientes escuros e deprimentes. Ilumine bem a entrada e o setor de atendimento, criando uma atmosfera clara e moderna.

Uma boa iluminação deve também ser mantida em áreas da escola nas quais funcionários e clientes precisem consultar documentos e, no caso das salas para cursos e aulas, a iluminação deve permitir a alunos e instrutores conduzir suas atividades, realizando leituras e exercícios sem esforço demasiado das vistas.

E como andam estas questões na sua autoescola? Você já parou para checar se há como melhorar a limpeza e a iluminação do ambiente? Conte pra gente e compartilhe suas experiências.

 

Este post tem um comentário

  1. gil

    Muito bom essas dicas, tem muito cfc precisando fazer isto.

Comentários encerrados.