Talvez você não conheça a fundo o conceito de geomarketing, mas provavelmente está sendo alvo de alguma de suas ações. Estamos falando de uma estratégia de marketing que leva a mensagem direto ao local onde o público-alvo está.
Falando nisso, você sabe onde seus potenciais alunos estão e quais autoescolas estão captando eles? Acompanhe este artigo e entenda como o geomarketing funciona e como usá-lo a seu favor.
O que é geomarketing
Complementando o que você leu acima, geomarketing é uma técnica avançada de marketing que leva em conta a localização do público-alvo para traçar estratégias que tragam resultados como:
- Divulgar uma marca ou produto em determinado local;
- Reforçar a reputação de uma marca ou produto para potenciais clientes de uma região;
- Vender um produto ou serviço para pessoas que moram ou estão passando por determinado local;
Em termos simples, o geomarketing leva em conta os aspectos geográficos da sua audiência. Analisando esses dados, você pode identificar tendências do mercado, monitorar a concorrência da sua autoescola e tomar decisões acertadas para suas campanhas.
Estou sendo “vigiado”?
Às vezes parece que nosso computador ou celular sabe no que estamos pensando e até adivinha o que desejamos comprar. Isso faz parte da estratégia das empresas que investem em campanhas de geomarketing/geotargeting e, assim, se fazem presentes na nossa rotina o tempo todo.
Para entender na prática, basta pensar em algumas ações cotidianas como:
- Quando você abre um navegador de internet, aparece a solicitação para identificar a sua localização a fim de lhe oferecer respostas mais adequadas para o lugar onde você está;
- Quando baixa um aplicativo, também aparecem notificações perguntando se permite compartilhar a sua localização com ele;
- Se estiver em outra cidade, longe da sua casa, mas pesquisar sobre pizzarias no Google, curiosamente vão aparecer as opções mais próximas e a distância que estão de você;
- Os anúncios das empresas da sua região (supermercados, farmácias, restaurantes, etc) estão aparecendo na tela do seu computador ou celular de um jeito bem inteligente;
Levando em conta esses exemplos do dia a dia, quando parece que você está “sendo vigiado” é porque suas ações online servem para qualificar campanhas de geomarketing. Então, já que você é alvo delas, que tal começar a usá-las a seu favor?
Geomarketing e autoescolas: como usar essa estratégia
Antigamente, os gestores contavam muito com a intuição ou gastavam um tempo enorme fazendo pesquisas para planejar suas ações. Hoje em dia tudo é muito mais rápido e existem ferramentas que tornam a administração mais ágil, inteligente e focada em dados reais.
A localização geográfica de seus alunos e autoescolas concorrentes é essencial para definir os rumos do seu negócio. Mas como ou onde encontrar essa informação?
Você sabe onde estão seus alunos?
Digamos que você queira descobrir quais são os bairros que concentram seus alunos. Para investigar esses dados, abre uma planilha com o endereço de cada um deles. Tirar uma conclusão vai ser complicado…
Entretanto, se todos esses dados viessem organizados em um mapa interativo, sua tarefa seria bem mais simples e tudo ficaria claro em alguns segundos. Inclusive, seria possível analisar se existem outras autoescolas nas imediações, ou seja, possíveis concorrentes capazes de “levar” seus alunos antes de você.
O cruzamento dessas informações proporciona indicadores relevantes para a gestão do seu CFC e para o planejamento das suas campanhas de captação de alunos. Veja algumas vantagens:
- Planejamento estratégico eficiente: melhor compreensão da concorrência, descoberta dos bairros com maior potencial de captação de alunos, número de concorrentes por região;
- Diagnóstico e discurso: diagnosticar quais são os pontos fortes do seu CFC (índice de satisfação dos alunos, metodologia de ensino, qualidade dos instrutores, atendimento diferenciado, etc) e destacar esses diferenciais nas suas campanhas de marketing.
Veja também: Como fazer uma pesquisa de satisfação na sua autoescola
As respostas do geomarketing para uma gestão estratégica
O geomarketing pode ser um parceiro inteligente na gestão do seu CFC, pois ajuda você a tomar decisões acertadas, baseadas em dados concretos. Veja algumas informações que poderá obter com essa estratégia:
- Para quais autoescolas estão indo os alunos que você perde?
- Qual a participação de mercado do seu CFC em cada bairro?
- Quantos quilômetros, em média, seus alunos estão percorrendo até o CFC?
- Onde seria vantajoso instalar uma nova sede?
- Quais bairros tem mais jovens em potencial com idade para tirar a primeira habilitação?
- Desses bairros, quais tem faixa de renda compatível com os preços do CFC?
- Onde é mais vantajoso focar as campanhas de marketing e quanto investir na divulgação online e/ou offline?
Ferramenta do GestorCFC para localização de seus alunos
Pensando nas estratégias que você leu acima, a equipe de desenvolvimento do GestorCFC colocou à disposição das autoescolas a possibilidade de obter esses dados com agilidade pelo painel do Sistema. Assim, é possível descobrir quais bairros concentram seus alunos e verificar seus possíveis concorrentes na região.
De posse desses dados, você também pode definir com inteligência em quais regiões é mais vantajoso investir e aplicar suas ações de marketing.
Através da Pesquisa de Satisfação do módulo Qualidade, você descobre quais são os pontos fortes que fazem com que esses alunos prefiram o seu CFC em detrimento dos concorrentes. Ou ainda: quais são os pontos fracos que estão levando seus alunos para outros CFC’s.
Esse tipo de informação é tão crucial, que temos relatos de gestores de autoescolas que analisaram esses dados e resolveram transferir sua sede ou instalaram filiais nos locais mais vantajosos para seus negócios. À partir disso, o número de matrículas não parou mais de crescer.
Se você ainda não analisa esse tipo de informação, pode estar perdendo ótimas oportunidades de aumentar a participação da sua autoescola no mercado. Pense nisso!
E então, o que você achou do geomarketing e suas estratégias? Deixe um comentário!