Em um momento em que a palavra que mais se ouve falar é ‘crise’, há quem esteja passando por ela sem sentir seus efeitos de uma forma tão terrível quanto se vê por aí.
Mas qual é o segredo disso? Há como aproveitar as dicas de especialistas para escapar desse período conturbado na economia e ainda continuar investindo no negócio? Pois saiba que há, sim.
Neste artigo, você vai conhecer 10 sinais de que chegou a hora de investir em seu CFC.
Chegou a hora de investir no seu CFC?
Sempre que alguma coisa dá errado, há duas formas comuns de agir: uns partem para a ação imediatamente, enquanto outros acreditam que o melhor é se manter estagnado, até a crise passar.
Acontece que, na grande maioria das vezes, quem se sai bem no final é justamente aquele empreendedor que não se deixou abalar pela “nuvem negra” que assusta aos demais. É aquele que saiu na frente, ajustou as velas e seguiu navegando até encontrar o rumo certo.
Neste momento em particular, estamos sendo bombardeados por todo tipo de noticia ruim: crise política e econômica, desemprego, fechamento de empresas e por aí vai.
Esta é uma realidade temerosa, que até pode ser vivenciada por alguns. Mas deixar que um sentimento de impotência tome conta da nossa mente e paralise qualquer ação é, no mínimo, concordar com uma fatalidade que não existe e se dar por vencido antes da batalha terminar.
Por isso, acreditamos que fazer diferente ainda é o melhor negócio e separamos 10 sinais de que chegou a hora de investir em seu CFC.
Conheça quais são eles e invista, sim, no seu crescimento. Afinal, quando esta maré de pessimismo passar, o seu negócio vai estar entre os mais fortes do ramo.
1. Acomodação na zona de conforto
Lembre-se: inovação e produtividade movem o mundo.
2. A única preocupação é vender ‘mais do mesmo’
3. A inovação nunca é um assunto importante
4. Equipe desmotivada
Se os colaboradores não veem entusiasmo e a busca por novos caminhos, é natural que também se acomodem, cumprindo apenas as tarefas que lhe são solicitadas.
5. Ideias novas não são reconhecidas e nem premiadas
6. Não existem objetivos de longo prazo
7. Ferramentas inadequadas e descontrole de dados
Acontece que, se o gestor não sabe a quantas andam os indicadores financeiros do CFC, por exemplo, não sabe ‘se’ pode investir e muito menos ‘quanto’ investir.
8. Competências não são desenvolvidas
Adquirir conhecimento e estar aberto a reciclagem quando necessário, através de treinamentos, é o oxigênio que move a empresa em direção ao sucesso.
9. Custos elevados e muita gente envolvida numa mesma tarefa
Outra questão importante a considerar neste período de crise econômica é, com certeza, a redução de custos.
Mas não basta agir da mesma forma que a 100 anos atrás, pensando que para reduzir custos a única coisa a fazer é demitir colaboradores. O jogo de cintura e a inteligência administrativa são cruciais aqui.
Por exemplo: se é preciso ter vários colaboradores para cuidar do setor financeiro, é sinal de que o seu CFC é bem grande ou, que está sendo mal administrado.
Como já falamos em outros artigos, é preciso otimizar a gestão, alocar pessoas onde elas são mais necessárias e desafogar setores através da tecnologia.
O ganho de tempo é imenso e a diminuição de custos também se nota muito rapidamente. Veja mais detalhes sobre esta questão neste artigo: Gaste menos tempo com financeiro e invista na sua estratégia de vendas.
10. Falta de confiança e de investimento
Em entrevista recente para o Jornal da Globo, economistas avaliaram qual é a saída para a atual crise brasileira.
Segundo eles, o principal empecilho para que as coisas voltem ao normal o quanto antes ainda é a falta de confiança e de inovação, que emperram o desenvolvimento do país.
Segundo SIMÃO SILBER, professor de economia da USP, “a grande saída mesmo é o investimento“.
E então, qual destes 10 sinais você reconhece como cruciais para voltar investir em seu CFC? Deixe seu recado nos comentários!