Pequenos erros podem fazer um CFC fracassar no mercado. Dirigir qualquer tipo de empresa não é uma tarefa fácil. O mercado é dinâmico, sempre surgem novos concorrentes e o administrador deve tomar dezenas de decisões rápidas por dia.
Este problema pode se agravar em um Centro de Formação de Condutores (CFC) com as constantes mudanças na legislação e a própria natureza do negócio, que envolve lidar diariamente com uma grande quantidade de pessoas.
Falhas são passíveis de acontecer, porém existem erros que podem ser fatais, ao mesmo tempo em que são facilmente evitáveis. Veja quais são os erros que podem fazer um CFC fracassar e saiba como evitá-los.
1. Ausência de planejamento
A falta de planejamento é o principal motivo que leva as pequenas empresas à falência, e isso não é diferente com os CFCs.
Por possuírem uma estrutura de gestão simples, normalmente familiar, os empresários acreditam que é mais fácil administrar o presente do que pensar no futuro. Isto só é realidade no curtíssimo prazo, pois em pouco tempo a falta de planejamento causará sérios problemas.
O conceito é bastante amplo e abarca desde a contratação de pessoas até a estratégia de marketing do CFC. É preciso entender quais são os objetivos de médio e longo prazos, quais são os recursos disponíveis e quais serão as medidas que serão tomadas para alcançá-los.
Claro que as circunstâncias exigirão mudanças e decisões rápidas, mas com um planejamento sólido há muito mais chance de chegar longe.
Veja também: Como fazer um plano estratégico para sua autoescola
2. Descontrole financeiro
A falta de planejamento leva a um outro problema crônico: o descontrole financeiro. Ao gerir a empresa “ao sabor do vento”, não se faz uma projeção de fluxo de caixa.
Por causa disso, o empresário não sabe quais são os custos da empresa, suas principais receitas e não consegue estabelecer um preço condizente com o mercado e seu número de clientes.
O resultado: para sobreviver, o CFC acaba tendo que buscar crédito no mercado. Isto, por si só não é um problema, afinal todas as empresas precisam de crédito, especialmente em seu estágio inicial e quando precisam realizar algum investimento.
Mas ao criar dívidas sem saber quais são suas fontes de recursos e como vai quitá-las no futuro, o empresário pode estar iniciando uma bola de neve em que, para pagar os empréstimos, outros serão tomados.
Some a isto o costume de misturar as finanças do CFC com as finanças pessoais, que muitas empresas familiares possuem, e você terá a receita de um desastre.
Leia mais sobre este assunto no artigo Contas pessoais e despesas da autoescola – uma separação necessária.
Planejamento financeiro é fundamental. Tome conhecimento de cada um dos seus gastos e fontes de receitas através de um rigoroso registro de entradas e saídas.
Realize projeções de médio e longo prazo, só faça investimentos que consiga pagar e entenda como quitará os financiamentos que precisa para fazer seu negócio funcionar. Mesmo com uma boa base de clientes, a falta de planejamento financeiro fatalmente fará um CFC fracassar.
3. Falta de preocupação com os clientes faz o CFC fracassar
O planejamento é fundamental, mas não pode ofuscar o que é a principal fonte de receitas de seu CFC: o seu cliente.
A falta de atenção com os clientes pode ser a ruína de qualquer CFC, pois são eles que, além de lhe trazer o pagamento pelos serviços prestados, podem atrair também novos clientes.
Um CFC que trata inadequadamente seus alunos terá uma vida muito curta, pois esta é uma questão que pode fazer o CFC fracassar em pouco tempo.
A preocupação com o cliente deve acontecer desde o momento em que ele entra no seu CFC até a hora que sai.
O atendimento dos funcionários, a disponibilização de um calendário de aulas atualizado e a criação de um canal de comunicação eficiente são alguns exemplos.
Também tenha certeza de sempre dar respostas satisfatórias para as reclamações e dúvidas dos seus alunos.
4. Equipe sem treinamento
Nenhuma das dicas acima poderá ser seguida se os seus funcionários não forem adequadamente treinados.
Cada um dos seus colaboradores deve saber com clareza como realizar suas funções, mas também deve ser instruído a lidar bem com os clientes, a seguir o planejamento e a manter o registro financeiro em dia.
Uma equipe treinada e engajada auxiliará o empresário a obter informações, fazer um planejamento sólido e tomar decisões com muito mais embasamento e eficiência.
Em resumo: a falta de planejamento, o descontrole financeiro, o tratamento inadequado dos clientes e a falta de treinamento da equipe são os principais erros que fazem um CFC fracassar. Evite-os ativamente e veja sua chance de sucesso se multiplicar!
Lembre-se de contar com o software de gestão para autoescola a fim de otimizar o tempo com a realização de tarefas dos setores financeiro, comercial e controle de frota. Para saber mais sobre o software Gestor CFC, entre em contato conosco!
E você, como tem garantido o sucesso do seu CFC no mercado? Você gostaria de registrar mais uma dica importante para evitar o fracasso do negócio? Comente!