Notas de crédito do Brasil caindo. Dólar batendo recordes de alta. Pessoas desistindo de seus negócios. É, talvez estejamos em crise… Pelo menos é o que todo mundo está dizendo, não é?

Este artigo vai te mostrar como não deixar a casa cair em tempos difíceis – e mais: como continuar crescendo. Tudo isso sob uma perspectiva que talvez você ainda não tenha ouvido ninguém te contar.

Esta, definitivamente, não é uma receita pronta ditada pelos experts em economia. Tudo o que você vai ler a partir de agora, traz bem mais do que simples técnicas de cortar isso e aquilo pra sobreviver a tempos difíceis.

Vencer desafios também tem muito a ver com a nossa própria visão a respeito das coisas. E, no final das contas, você pode perceber que esta crise é a melhor oportunidade que você terá em muito tempo. Mas, para entender onde queremos chegar, vamos às dicas:

1. Cortar o cafezinho pra quê?

Quando nos sentimos em risco, a primeira coisa que fazemos para não deixar a casa cair é cortar tudo o que pudermos, incluindo aquele ‘cafezinho diário’ na padaria ou no escritório. Ou seja, o corte nos pequenos prazeres.

O problema é que isso pode funcionar como uma dieta pra emagrecer. Você se controla a semana inteira. Depois, você se controla por mais 2 semanas inteiras e continua se contendo. Até que um dia  você cansa.

É a mesma coisa com o corte do cafezinho: um dia você cansa de tanto sacrifício e resolve se ‘presentear’ por todo o seu esforço. Com isso, vai lá e gasta sem medo, 100 vezes mais do que economizou.

Se você acha que pode ‘cortar os cafezinhos’ do seu dia a dia porque eles não vão fazer falta mesmo, tudo bem. Isso vai significar uma boa economia no fim do mês. Só tome cuidado pra não criar a mentalidade da escassez extrema. Essa mentalidade vai proibir você de tudo, o tempo todo – até de investir no seu CFC.

2. Corte tudo, menos o marketing do seu CFC

 

Muitas empresas cometem o mesmo erro: quando a situação aperta, a primeira coisa que cortam é o marketing. Depois exclamam a todos que a crise está feia mesmo… as vendas caíram feito pedras… todo mundo parou de comprar.

É claro que isso iria acontecer. Se antes a empresa cuidava do marketing pra atrair as pessoas e vender mais, o que acontece quando esse motor para de funcionar? As pessoas não veem mais a empresa, não descobrem seus serviços e até podem pensar que ela deixou de existir.

Leia também:

Marketing não é despesa, é investimento. Independentemente se suas campanhas são feitas na internet ou não.

Vale a pena cortar campanhas de marketing apenas quando elas não estão dando resultado. Avalie bem e nunca corte todas de uma vez, de uma hora pra outra.

3. Proteja sua carteira de clientes

Tudo bem… com a crise as pessoas vão gastar menos, incluindo você. Mas, para não deixar a casa cair, proteja (com todas as forças) o seu maior bem: a sua carteira de clientes. Se antes da crise eles já valiam ouro, imagine agora…

Por isso, evite um erro clássico: tratar as pessoas muito bem até conseguir fechar um negócio… pra depois esquecê-las. Então, vamos ao que vai nos diferenciar da imensa maioria:

  • Um cliente pode valer, a longo prazo, muito mais do que ouro para o seu CFC;
  • Deixe seus clientes satisfeitos e o ‘boca a boca’ será seu grande aliado (ainda mais hoje em dia);
  • Um cliente satisfeito pode trazer seus amigos, parentes e vizinhos para o seu CFC;
  • Mantenha os dados dos seus clientes seguros e atualizados.

Foque no seu cliente e resolva seus problemas da melhor maneira possível. Lembre-se desta dica (principalmente agora):

“Nunca esqueça um cliente. E nunca deixe um cliente esquecer você”

4. Pare de ver tanta notícia

O país está em crise. Ok. Você precisa de muitos detalhes a respeito disso?

Faz diferença saber se a bolsa da China despencou 4% ontem? Ou que um vulcão entrou em erupção em algum lugar e isso afetou o preço do barril de petróleo?

Não há nada de errado em acompanhar o que acontece no mundo, pois ninguém quer ser um alienado. Mas é importante estabelecer limites pra isso.

Acontece que televisão e excesso de notícias podem deixar qualquer um estagnado, sedado e sentado no sofá. E pior: como as notícias ruins são o que mais dá “IBOPE”, é claro que 99% do que a gente vê ou ouve vai ser tremendamente ruim. Tudo sempre vai parecer mil vezes pior.

Agora pare e faça as contas: quantas vezes os especialistas tem conseguido acertar suas previsões? O mundo é bem melhor do que dizem as notícias.

Em apenas uma hora prestando atenção nas notícias, você pode ter a nítida sensação de que o mundo vai explodir a qualquer momento.  Então, desligue a TV e dedique este tempo ao seu negócio. Vai valer mais a pena!

5. Foco na oportunidade pra não deixar a casa cair

Quanto mais você quiser crescer em seu CFC, mais terá de treinar a capacidade de dizer não. É que a todo momento somos interrompidos por tantas coisas e temos um dia tão cheio de atividades que precisamos focar em uma coisa de cada vez. Sem distrações.

Sem foco, é impossível enxergar oportunidades. Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, diz o seguinte:

“O maior custo de um negócio é o Custo da Oportunidade.”

Você já teve uma ideia genial que não colocou em prática e descobriu que tem alguém fazendo exatamente aquilo que você idealizou se dando muito bem? Já se culpou por isso?

Tudo bem. O importante é saber que as melhores oportunidades ainda não estão totalmente ocupadas. Em breve, uma pequena janela vai se abrir e esta poderá ser a sua oportunidade de ouro pra fazer seu CFC crescer. Esteja atento!

Sempre haverá empresas crescendo com crise ou sem crise. Por isso, adote a mentalidade certa. Ao contrário de ficar remoendo a crise e dizendo que ela está acabando com seus negócios, pegue a responsabilidade para si. A decisão é toda sua.

Não deixar a casa cair inclui trocar a palavra “crise” por “oportunidade”. Substituir “fracasso” por “teste”. Veja quantas coisas que não existiam antes e que hoje existem por causa das mudanças. Esta é uma grande chance de limpar a casa e arrumar as coisas.

Dores e desafios fazem parte dessa jornada. Mas no final, você vai servir de exemplo e ter um orgulho imenso de não ter deixado a sua casa cair!

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O que você achou destas dicas? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco. Comente!

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Este post tem 2 comentários

  1. Maiara

    Bom Dia
    Curti o seu conteúdo.
    Abraços!!

    1. GestorCFC

      Agradecemos pelo comentário, Maiara.
      Seja sempre bem-vinda.

Comentários encerrados.