Para alcançar sucesso na sua atividade, não basta ter conhecimento preciso sobre seu negócio, conhecer os pontos fortes de sua empresa e ter objetivos bem traçados.
É importante ainda analisar as ações da concorrência, porque esse é um dos principais fatores que determinarão suas ações estruturais e de marketing no futuro, a fim de estabelecer uma vantagem competitiva em relação às outras empresas do mesmo setor.
E esse exercício vale para qualquer ramo, até mesmo para os Centros de Formação de Condutores. Aprenda como identificar alguns pontos fortes dos CFCs concorrentes, para que você prepare melhor o seu próprio CFC!
1. Examine os produtos da concorrência
Procure observar com atenção o que os outros CFCs estão oferecendo aos seus alunos.
Não foque apenas na questão sobre quais são os serviços do lugar, mas também se existem descontos especiais, o nível de formação dos instrutores e qual o nível de qualidade no desempenho das atividades.
Se houver algum diferencial de mercado nesses aspectos, você saberá onde precisa investir para sua autoescola melhorar.
Veja também: Concorrência nas autoescolas: o que eles tem que eu não tenho?
2. Analise a localização e o acesso dos outros pontos comerciais
Talvez você não possa mudar muitas coisas se a localização de outros CFCs se mostrarem mais convenientes do que a do seu ponto comercial. Porém, você poderá improvisar certas ações que o ajudarão bastante. Confira:
- Facilite o acesso ao seu CFC e não polua visualmente a entrada do estabelecimento – monte uma estrutura adequada de design e identidade visual;
- Os pais e outros acompanhantes dos alunos têm dificuldade de estacionar o automóvel quando vão levá-los para as aulas de direção? Divulgue os estacionamentos próximos ou ofereça vagas no seu.
3. Confira preços e formas de pagamento
Não é só o preço mais baixo que pode fazer com que uma pessoa escolha fazer negócio com um estabelecimento.
Valorize ainda quais são as formas de pagamento que a concorrência está praticando e a possibilidade de mudança nas datas de vencimento dos seus contratos com alunos.
Veja também: Como emitir recibos de maneira fácil na autoescola
4. Veja se a publicidade é um dos pontos fortes dos CFCs concorrentes
Analisando os pontos fortes dos CFCs concorrentes, observe a intensidade e a frequência com que eles divulgam seus serviços.
Reconheça ainda a dimensão das campanhas de cada autoescola: se é focada nas redondezas ou em todo o Estado. Isso vai ajudá-lo a determinar onde você também deve divulgar.
Fique atento também para os meios utilizados – se são panfletos na rua, se estão na internet, se há anúncios em jornais de bairro ou revistas.
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5. Identifique a qualidade de atendimento dos outros CFCs
Ainda que seja breve, o negócio exige uma relação interpessoal com seus clientes.
Dessa forma, prestar-lhes um atendimento com educação, agilidade, eficiência e que atenda satisfatoriamente às necessidades do seu público-alvo é fundamental.
Repare onde se difere para pior nesse ponto em comparação com seus concorrentes, e procure aprimorar esta questão no seu CFC.
Veja também: Como fazer uma pesquisa de satisfação na sua autoescola
6. Analise a credibilidade de cada CFC no mercado
A boa imagem que uma empresa tem no mercado pode lhe poupar energia em diversas ações e exigir menor investimento em marketing.
Se isso é um dos pontos fortes dos CFCs concorrentes, você deve investir em campanhas de fortalecimento da imagem que a sua autoescola passa para as pessoas.
7. Saiba se os CFCs utilizam um sistema completo e integrado
Todos os processos internos e atividades de uma autoescola podem ser facilitados utilizando-se um software de gestão para CFC, que realiza tarefas como:
- O controle informatizado de pagamentos
- Marcação de aulas
- Cadastro de alunos
- Gestão de frota e muito mais…
Se o CFC tiver um sistema integrado, que dê conta de seus serviços de forma global e prática, todas as atividades ficarão mais seguras, ágeis e eficientes.
Você tem problemas nesse sentido, com arquivos, documentações e controle? Então já passou da hora de investir em um sistema assim. E se seus concorrentes ainda não têm um desses, você já vai sair na frente e se destacar!
Confira como um software de gestão para CFC pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro para investir na sua estratégia de vendas. Saiba mais sobre as funcionalidades do software Gestor CFC clicando aqui.
O fundamental a ser buscado a partir dessas análises é criar ações para melhorar sua empresa exatamente naquilo em que seus concorrentes a superam, além de aproveitar os pontos fracos dos outros CFCs para ganhar mercado.
Você já começou a identificar os pontos fortes da sua concorrência? Conte-nos como tem sido esta experiência!