O índice de aprovação é o pré-requisito para os seus alunos deixarem de ser estudantes e se tornarem condutores. Uma autoescola que não investe constantemente em métodos para a melhoria dos seus índices de aprovação acaba “comendo poeira” dos concorrentes.
Conheça algumas dicas para aplicar agora mesmo na sua autoescola e melhorar drasticamente seus índices de aprovação.
1. Contrate bons instrutores
A primeira coisa que você pode fazer para melhorar o índice de aprovação da sua autoescola é contratar instrutores competentes, atualizados e com boa didática. A competência reflete o conhecimento técnico que o professor possui, tanto do ponto de vista teórico como prático.
Porém, esses conhecimentos devem ser atualizados já que, seguidamente, mudam-se as leis, as questões das provas teóricas e até mesmo a tecnologia dos automóveis.
Um bom instrutor pode fazer a diferença na parte teórica das provas, porém um aluno aplicado e acostumado a estudar sozinho pode se virar muito bem por conta própria.
Por outro lado, nas provas práticas, um bom instrutor é o que levará o aluno à aprovação. Não há como estudar para uma prova prática por livros ou vídeos. É a boa supervisão do instrutor que fará o aluno aprender.
Veja também: Instrutor de autoescola – como contratar e manter um profissional competente?
2. Descubra quais são os principais erros dos alunos
Você deve buscar quais são os principais erros que seus alunos cometem e tentar minimizá-los. Entenda: existem inúmeros erros que podem ser cometidos nas provas teóricas e (especialmente) nas práticas.
Seria muito custoso e até contraproducente tentar fazer com que cada um dos seus alunos não cometa nenhum desses erros.
Porém, existem erros que são mais recorrentes e que custam mais pontos no momento da prova. São falhas que os alunos costumam cometer comumente quando estão nervosos.
Entendendo quais são estes erros, que em geral vão representar o maior índice das reprovações da sua autoescola, você pode passar a trabalhar em ensinar seus alunos a como evitá-los.
Veja também: Primeira habilitação: os 6 maiores dramas dos seus alunos
3. Compreenda os métodos de avaliação (e suas mudanças)
Para uma autoescola é muito importante ensinar o aluno sobre como se tornar um condutor consciente, calmo e competente.
Porém, isto não é suficiente: o aluno precisa ser aprovado em uma avaliação para alcançar seus objetivos. Por isso, além de entender sobre como tornar a pessoa uma boa condutora, sua autoescola deve ensiná-la a passar na prova.
Para tanto, você precisará conhecer e entender cada um dos métodos de avaliação dos Departamentos de Trânsito (Detran). Nas provas teóricas, quais são as questões que mais caem? Nas práticas, como está o nível de exigência dos avaliadores? Quais erros não estão sendo tolerados? E por aí vai…
Este conhecimento deve ir além do edital. Você deve entender especialmente quais são as tendências atuais. Não se acomode, perceba como os avaliadores e as provas se transformam ao longo dos anos e adapte às aulas da sua autoescola a essas novas tendências.
O índice de aprovação é o seu negócio
Lembre-se sempre que você deve focar em formar bons condutores, mas a aprovação é parte inerente do seu negócio.
Sem ela, seus alunos sequer poderão praticar o que sua autoescola os ensinou. Portanto, sempre contrate bons instrutores, perceba quais são os erros mais comuns e fique de olhos nas tendências nas avaliações!
E aí, como anda o índice de aprovação da sua Autoescola? Deixe seu comentário!
Obrigada adorei as dicas.
Estou com uma instrutora de legislação que não procura se atualizar fica sempre na mesmice e quando fala com ela para mudar o ritmo ele não gosta, mas o índice de aprovação dela é horrível mas assim que as coisas melhorarem vou dispensa-la
Olá, Beatriz! Agradecemos pela visita e comentário.
Tanto quanto manter a qualidade do nosso software, para nós é fundamental oferecer dicas e conteúdo relevante aos gestores de CFC’s e Autoescolas.
Desejamos bons negócios e sucesso sempre!
Abraços da Equipe GestorCFC.