Você está lendo este artigo porque a tecnologia mudou a forma como nos comunicamos, do mesmo jeito que tem mudado tantas coisas no nosso dia a dia.
A evolução é tão rápida, que sequer paramos pra pensar no quanto as nossas vidas tem sido mais práticas nos últimos anos – e o quanto ainda temos pra ver no futuro.
A tecnologia também vem mudando a forma de como as pessoas fazem autoescola. Você concorda? Veja só alguns avanços no cotidiano dos CFC’s e identifique-se com eles.
O que tecnologia tem a ver com a sua autoescola?
Se o seu CFC tem alguns bons anos de experiência no mercado, você já presenciou uma série de evoluções.
Só pra começar, há 20 anos atrás, as aulas práticas eram marcadas no papel, em uma agenda ou uma espécie de ficha/calendário que cada instrutor tinha para controlar a rotina de cada um dos alunos.
Também não existia o sistema do Detran que requer as digitais dos alunos para marcar presença e, muito menos, a exigência de aulas teóricas, que ajudam a formar condutores mais preparados e conscientes.
Em poucos minutos, enquanto lia os parágrafos acima, você fez uma breve viagem ao passado, não é? E, voltando ao presente, acaba de perceber o quanto as coisas mudaram.
A tecnologia vem mudando a forma como as pessoas fazem autoescola em muitos sentidos. Vejamos mais alguns deles:
1. A agenda de aulas da autoescola agora é digital
Ainda existem alguns CFCs que continuam fazendo o controle da agenda de aulas no papel ou em planilhas, mas a grande maioria já está usando a tecnologia para fazer este controle de forma mais prática e segura.
Dentre as facilidades que a tecnologia trouxe para o controle da agenda de aulas das autoescolas, estão:
- Diminuição dos custos com horas extras dos instrutores, graças a um controle eficaz com melhor aproveitamento do tempo disponível diário de cada profissional;
- Menor taxa de inadimplência, já que o sistema avisa quando o aluno está com pendências antes de agendar novas aulas;
- Nenhum erro ou esquecimento como troca de instrutor, de horário ou veículo acidentalmente.
O GestorCFC oferece agendamento de aulas online para seus alunos. É mais controle com muito mais agilidade.
2. O telefonema cedeu lugar ao SMS
Antigamente, uma das poucas maneiras de entrar em contato com o aluno era através do telefone. Fosse para cobrar débitos, para remarcar aulas ou enviar avisos, era preciso contar com uma linha disponível e mais a sorte de ser atendido. Assim, os custos dos CFCs com telefone eram bem maiores.
Hoje em dia, a tecnologia nas autoescolas garante que tudo isso seja feito através de uma simples mensagem de texto, um SMS que pode ser enviado para vários alunos ao mesmo tempo. O próprio sistema de gestão para CFC pode se encarregar disso de forma muito simples.
Completo e simples de usar, nossa ferramenta GestorCFC traz pacotes adicionais de SMS pra você se comunicar com seus alunos de forma ágil e rápida.
3. Hoje a autoescola é que ‘encontra’ o aluno
Antigamente, o cliente que precisava tirar a habilitação procurava a autoescola mais próxima ou se interessava por outra da qual viu algum panfleto ou, ainda, contava com as indicações de amigos. Hoje, a autoescola é que vai de encontro ao aluno. Mas, como assim?
Com a evolução da tecnologia e da internet, as autoescolas hoje contam com outras formas de publicidade e, por isso, tem a chance de serem vistas e lembradas com muito mais frequência. Um site bem feito, uma boa presença nas redes sociais são exemplos do que tem sido feito neste sentido.
Como ‘quem é visto, é lembrado‘, as autoescolas que investem no marketing digital encontram um espaço amplo para mostrar seus diferenciais e conquistar mais clientes.
Veja também: Como usar as redes sociais para promover sua autoescola
4. Todo o controle na palma da sua mão
Antes, nada poderia ser decidido sem a presença física do gestor de autoescola no estabelecimento. Cada setor tinha lá seus arquivos, muitos papéis a serem vistos e relatórios para analisar.
Antes de qualquer decisão, eram preciso tomar horas de trabalho tanto do gestor, quanto dos colaboradores. A burocracia imperava, porque era comum encontrar falhas.
Hoje, o gestor de autoescola pode ter todo o controle do negócio na palma da sua mão.
Com a ajuda da tecnologia e dos softwares de gestão, tem condições de acessar qualquer informação sobre seu CFC a qualquer hora e de qualquer lugar, usando um computador, um tablet ou um celular.
Com isso, pode conferir o fluxo de caixa, o ritmo das vendas, o controle de frota, a agenda de aulas e ainda prever o faturamento dos próximos meses com base em relatórios automáticos.
Você pode planejar, decidir e orientar sua equipe mesmo que esteja em casa, na sala de espera de um consultório médico ou em uma viagem.
Veja também: 8 coisas que um sistema para autoescola deve fazer pelo seu CFC
Tudo isso que você viu neste artigo são pequenas noções de como a tecnologia vem mudando a forma das pessoas fazerem autoescola.
E uma das principais mudanças que vem acontecendo no mundo é a possibilidade de termos mais liberdade e mais mobilidade, sem perder o controle dos negócios.
Mas, isso não é tudo. Muitas coisas novas estão acontecendo diariamente e outras tantas novidades ainda estão por vir. Está preparado pra fazer bonito nos próximos anos?
.
E o seu CFC, tem acompanhado essas mudanças? Você se viu em algumas destas situações que mencionamos? Queremos conhecer suas ideias sobre isto. Comente!