Por mais que você, assim como nós, respire a realidade dos CFCs, sempre há espaço para aprender alguma coisa nova ou rever conceitos ultrapassados.
Então, neste artigo vamos checar 5 coisas que qualquer profissional de CFC deveria saber e selecionar aquelas que a gente precisa focar para melhorar. Preparado? Confira a lista:
1. Diversificar e agregar valor
A diferenciação perante a concorrência acontece quando o CFC oferece qualidade e variedade de serviços no atendimento ao cliente. Por isso, é recomendável analisar hábitos, comportamentos e tendências para manter a autoescola sempre atualizada.
Serviços especializados como, por exemplo, oferecer Formação de Condutores para portadores de necessidades especiais ou pessoas que precisam alterar a Carteira Nacional de Habilitação para Especial, além de serviços para condutores que tem traumas ou medo de dirigir, costumam fazer uma boa diferença no mercado.
2. A boa apresentação do seu CFC nas ruas
Você já percebeu que os veículos do CFC são a sua maior propaganda quando estão circulando pelas ruas da cidade? É por isso que eles devem sempre estar com uma boa apresentação, devidamente limpos, com a pintura em dia e em boas condições gerais. Desleixo com o seu outdoor ambulante? Nem pensar!
3. Busque clientes, mas sem exagerar na dose
Investir na boa propaganda da autoescola é fundamental para atrair clientes e isto vale tanto para panfletos e cartazes, quanto para investimento em sites e redes sociais. Nós até já mostramos aqui, no blog, como fazer isto da melhor forma possível.
Mas tem um porém: o CONTRAN prevê penalidades para a pratica de aliciamento de alunos para o CFC, conforme disposto no inciso II do artigo 14 da RESOLUÇÃO Nº. 74. Ou seja, fazer o marketing do CFC é super válido, mostrando o quanto a sua autoescola é uma empresa honesta e que oferece serviços de qualidade. Porém, fique atento aos exageros e evite, a todo custo, oferecer facilidades indevidas que firam as leis de mercado.
4. Conheça sua autoescola através dos números
Não estamos falando de contratar um numerólogo ou coisa do gênero. A questão aqui é puramente administrativa mesmo. Para conhecer a sua empresa, é preciso conhecer seus números, ou seja: faça perguntas a si mesmo, como por exemplo:
- Como foi o último semestre do seu CFC: o negócio deu lucro ou prejuízo?
- Quanto você terá disponível para fazer investimentos no final deste exercício?
- Tem como diminuir os custos com despesas fixas ou mesmo diminuir as horas extras através de um bom controle da agenda dos instrutores?
- Qual a capacidade de atendimento da sua autoescola? Tem como melhorar isto?
Estas e outras questões que envolvem números podem ser facilmente respondidas e analisadas quando você tem, ao seu lado, um bom software de gestão para CFC.
5. Um líder vale mais do que mil chefes
Esta máxima vale para todos os setores da autoescola ou de qualquer empresa que se preze. Vale a pena incentivar a liderança, seja do próprio gestor do negócio, seja entre os seus melhores colaboradores. Vejamos exemplos práticos:
- Um instrutor que tem a liderança como característica, eleva a autoestima dos alunos e os ajuda a conquistar a habilitação com um alto nível de capacitação e satisfação. Isto é fundamental para o nível de aprovação e o sucesso de mercado do CFC;
- Um setor administrativo que tem um líder, alcança mais resultados do que um chefe conseguiria alcançar. Troque funcionários apáticos e desmotivados por colaboradores engajados, que ficam felizes em atingir metas junto com você, porque eles também fazem parte do seu sucesso e sabem que serão reconhecidos por isso.
Você pode conhecer outras dicas valiosas sobre liderança neste artigo: Você é um chefe ou um lider no seu CFC?
Agora que você checou 5 coisas que qualquer profissional de CFC deveria saber, qual delas você começaria a melhorar? Tem alguma dúvida ou algo que gostaria de acrescentar? Compartilhe suas ideias nos comentários!