É chegado o final do mês e muitos empreendedores ainda enfrentam inúmeros problemas para gerenciar a folha de pagamento da autoescola. Veja dicas para resolver isso.
Atualizado em Outubro/2018
Na maioria dos casos, as dívidas – mais os juros provenientes delas – acabam, infelizmente, se tornando as prioridades da gestão, que conta com a ineficiência do Estado para cobrar tributos, fiscalizar e, principalmente, com a falta de legislação para proteger o pagamento dos salários dos empregados no dia certo.
No entanto, essa mentalidade é extremamente nociva ao clima organizacional, podendo refletir diretamente no desempenho dos profissionais.
Deve, portanto, ser abandonada, ainda mais quando considerarmos que a situação pode ser resolvida com algumas medidas simples.
Neste post, listamos algumas das principais dicas para aperfeiçoar o gerenciamento das folhas de pagamento da sua empresa. Confira logo abaixo!
Provisionamento das férias e do 13° salário
Apesar de previstos em lei, muitos empreendedores ainda são pegos de surpresa na hora de pagar as férias e o 13° salário dos funcionários.
A solução para esse problema é bastante simples: é necessário realizar o provisionamento destas despesas junto ao setor contábil e financeiro do empreendimento.
O provisionamento deve ser feito durante todo o exercício social, de modo que as contas da empresa não fiquem desequilibradas ou mais pesadas durante meses específicos.
Não se esqueça do FGTS em caso de demissão: aqui, as reservas de contingência são as mais indicadas para não ser pego de surpresa com este tipo de despesa.
Veja também: Os 6 controles financeiros fundamentais para seu CFC não fracassar
A tecnologia é uma poderosa aliada
É sempre bom utilizar softwares para realizar os cálculos dos salários, principalmente aqueles que possibilitam a integração com os dados do relógio de ponto e outros sistemas existentes na empresa.
Hoje, existem muitos destes programas disponíveis na internet, alguns deles, inclusive, de forma gratuita.
Além disso, os softwares de gestão financeira para autoescola também precisam ser sempre atualizados, principalmente no caso dos fluxos de caixa, de modo que sejam contabilizadas as despesas com salário.
Mantenha um arquivo impresso da folha
Sabemos que a emissão da folha de pagamento é obrigatória e, por isso, guardar cópias impressas desse documento pode ser muito importante, principalmente nos casos de fiscalização e auditoria interna.
Depender apenas dos computadores nem sempre é uma boa ideia, por isso crie pastas organizadas para guardar esses documentos.
Lembre-se de que os empregados temporários devem ser discriminados em separado, em folhas de pagamento distintas.
Defina uma estrutura de cargos e salários
Criar padrões é uma ótima forma para facilitar o gerenciamento da folha de pagamentos.
Definir cargos e, principalmente, níveis salariais bem delimitados, é uma excelente forma para estimular os funcionários e organizar a gestão financeira, já que ficará mais fácil para estipular as despesas fixas.
Veja também: Como definir salário dos funcionários da sua autoescola
Conta bancária específica para as folhas de pagamento
São inúmeras as despesas de uma empresa, e todas elas precisam ser devidamente organizadas e classificadas.
Uma boa forma para controlar a conta-salário é definir um banco específico para realizar os pagamentos. Essa medida pode ajudar, inclusive, para facilitar o acesso à informações no caso de fiscalização trabalhista.