Como está o relacionamento com a equipe do seu CFC? Tal como acontece num time de futebol, assim precisa ser a união da sua equipe no seu negócio, cada um com uma importante função no desenvolvimento da sua autoescola.
Sabemos que ter um time que torce e joga a favor é algo possível e alcançável. Tendo isso como base, hoje vamos falar sobre relacionamento e motivação do time. Separamos algumas dicas para lhe auxiliar nessa tarefa. Vamos lá?
Dicas para melhorar o relacionamento com a equipe do seu CFC
1. Explique para a sua equipe qual é o principal objetivo da sua empresa
Conte onde você quer chegar e o que você espera de cada membro do seu time. Boa parte das suas expectativas frustradas com funcionários pode ser resolvida se você deixar claro o que espera de cada membro do seu time. Instruções que não sejam bem claras levarão a interpretações que podem ser diferentes das que você presumia.
Um colaborador precisa andar lado a lado com você e ter o mesmo objetivo que o seu. Ele precisa ter um pensamento de empreendedor, ser um intraempreendedor no seu CNPJ.
Explique o que deseja, mostre como a atividade deve ser feita e qual é o objetivo em realizá-la dessa maneira. Você se surpreenderá com o ganho de eficiência de seus funcionários se você for claro com eles sobre o que espera.
Se criticar e cobrar é importante, elogiar nos momentos em que um funcionário se destacar também é. Não deixe boas atitudes passarem em branco. Dê espaço para que seus funcionários tenham iniciativa e criem boas soluções para o dia a dia do seu CFC e saiba elogiar quando fizerem algo positivo. Especialmente se forem além do que você pediu.
2. Torne a rotina mais leve automatizando tarefas burocráticas
Seus colaboradores precisam ser seus melhores amigos, certo? Para isso, comece buscando formas de facilitar os controles do dia a dia.
Essa parte mais burocrática da rotina muitas vezes se torna “chata” de fazer, mas é necessária e de extrema importância para o seu negócio. Então, que tal facilitar as coisas para que tudo siga um ritmo mais ágil?
3. Ouça as ideias da sua equipe
Faça reuniões com frequência, se possível organize encontros mais descontraídos fora do horário do expediente para aproximar o grupo e sair um pouco da rotina de relacionamento profissional. Nestes momentos, boas conversas podem surgir e até ideias que, devido a correria do dia a dia, acabam sendo deixadas de lado ou esquecidas.
Sua equipe, assim como cada um dos funcionários individualmente, sempre terá pontos fracos e fortes, e você precisa conhecer com detalhes cada um deles. Sabendo exatamente no que cada um é bom, torna-se mais fácil delegar tarefas individuais e grupais. O trabalho será mais bem feito e o seu time ficará mais satisfeito.
Além de conhecer os pontos fracos e fortes dos seus funcionários, você precisa conhecer os seus. Não se esqueça que você também faz parte da equipe e deve saber quais são as tarefas as quais pode melhorar seu desempenho.
4. Invista em ferramentas que auxiliem na segurança dos processos
Sabemos que você pode ter outros negócios para administrar e, por esse motivo, a confiança e a transparência são fundamentais entre você e a sua equipe.
Tendo isso claro e utilizando ferramentas que auxiliem nos processos do CFC, você e sua equipe ganham segurança. Isso vale tanto para o seu colaborador no momento de uma prestação de contas, quanto para você quando for analisar os resultados e acompanhar a saúde do seu negócio.
5. Colaboradores precisam contribuir também
Se você que está lendo é um colaborador e gosta do que faz, contribua com o sucesso do CFC! Busque alternativas de automatizar os processos mais burocráticos, assim terá mais tempo para inovar no atendimento, atrair mais alunos e contribuir no crescimento da autoescola onde trabalha.
Lembre-se que, por mais que a grande parte dos processos sejam automatizados, o contato humano nunca será substituído. Toda empresa precisa estar em evolução constante para conquistar novos clientes.
Cada colaborador é uma peça muito importante no negócio. Para se obter sucesso precisa existir essa confiança e parceria e, quanto a automatização de processos, conte com o GestorCFC: mais que um sistema, uma autoridade no assunto.
E então, o que você achou desse tema? Deixe um comentário! Quer saber mais sobre as ferramentas que o GestorCFC oferece? Conheça nossos planos ou mande um Whatsapp para (54) 9.9111-8521.